Qual o nome do médico que cuida do fígado?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

O hepatologista é o médico responsável por cuidar da saúde do fígado, vesícula biliar e pâncreas. Assim, trabalha na prevenção, diagnóstico e no tratamento das doenças que atingem estes órgãos. Por exemplo: hepatites A, B e C, cirrose e as chamadas doenças metabólicas.

Podem incluir icterícia, ascite, sangramentos digestivos e vômito hemorrágico, ginecomastia e encefalopatia hepática. Se você apresenta algum desses sintomas e está pensando “quando devo procurar um hepatologista”, busque já um hepatologista.

Outra condição que causa inflamação no fígado é o acúmulo de gordura no órgão, relacionado à má alimentação, obesidade e consumo excessivo de álcool, entre outros. É a chamada esteatose hepática. Indivíduos que têm síndrome metabólica, que é a associação de diabetes, hipertensão e obesidade, são mais propensos.

Para ter um diagnóstico mais preciso, o hepatologista pode solicitar exames como: hepatograma (exame de sangue específico), ultrassonografias, endoscopia, biopsia hepática e até colonoscopia. Além das inflamações, os pacientes também podem ter lesões no fígado que alteram a anatomia do órgão.

SEMPRE QUE O MÉDICO PRECISA AVALIAR A SAÚDE DO FÍGADO ELE COMEÇA SOLICITANDO UM EXAME DE SANGUE CHAMADO HEPATOGRAMA, QUE AVALIA: AST, ALT, GGT, ALBUMINA, BILIRRUBINA, LACTATO DESIDROGENASE E TEMPO DE PROTROMBINA.

Os sintomas de gordura no fígado incluem:

  • Dor no abdômen;
  • Barriga inchada;
  • Aumento do tamanho do fígado;
  • Dor de cabeça constante;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Perda do apetite.

4) Insuficiência do fígado
Trata-se da doença mais grave e se caracteriza pela incapacidade do órgão em realizar funções essenciais, como a eliminação de toxinas do corpo, metabolismo e a síntese de fatores de coagulação. Ainda, a insuficiência hepática pode ser aguda ou crônica.

A cólica de fígado existe sim e ela é um problema que se manifesta na região superior direita no abdome. Portanto, dependendo de qual região da barriga o paciente sente a dor, mais clara será a origem do seu problema.

Chá de hortelã:
A hortelã é uma planta com propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir a inflamação no fígado.

No caso da alimentação, a dieta para gordura no fígado deve ser rica em fibras, proteínas, peixes e verduras, evitando o consumo de carboidratos refinados (refrigerantes, doces, arroz branco) e de gorduras saturadas (óleo de coco, margarina, amendoim, banha de porco), que podem ser substituídos por alimentos integrais ...

Para minimizar o problema, é fundamental evitar alguns tipos de alimentos na sua dieta. São eles: embutidos, bacon, frituras, carnes gordurosas, sorvetes, doces e açúcares em excesso.