Como se pega HPV no colo do útero?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

O HPV é sexualmente transmissível, mas o sexo com penetração não é necessário para a transmissão. O contato genital, pele a pele, é um modo de transmissão reconhecido. Existem muitos tipos de HPV e a maioria deles não causa problemas.

Há contágio mesmo quando não há relação sexual. “Se a pessoa namora, não consuma o ato sexual, mas encosta ali, ela pode adquirir, mesmo sendo sem a relação sexual, só pelo contato direto mesmo, pele a pele”, afirma a ginecologista Raquel Arnaud. O uso do preservativo ajuda, mas não oferece proteção total contra o HPV.

Entretanto, as células cervicais podem permanecer infectadas pelo vírus em alguns casos, com potencial desenvolvimento de lesões precursoras. Se não tratadas adequadamente, estas lesões podem evoluir para o câncer de colo do útero. É importante ressaltar que as infecções pelo HPV geralmente não apresentam sintomas.

O HPV é transmitido através do contato direto da mucosa ou pele durante a relação sexual. Homens e mulheres podem transmitir o vírus. Também existe a transmissão vertical (mãe e feto), que pode ocorrer pela saliva, auto-infecção ou pela infecção por perfuração ou corte com objetos contaminados.

  1. Fato: a transmissão do HPV acontece geralmente por meio de relações sexuais sem proteção, mas também pode ocorrer pelo contato com a pele ou mucosas infectadas. ...
  2. Fato: estimados 80% dos seres humanos vão contrair o vírus em algum momento da vida. ...
  3. Fato: existem pelo menos 200 tipos de HPV.

Sim, homens de qualquer idade podem pegar HPV, que na maioria das vezes é transmitido através do contato direto com pele e mucosas (como ocorre em qualquer tipo de contato sexual). Nos homens o HPV pode causar verrugas genitais e câncer de ânus, pênis, boca e garganta.

Embora seja geralmente assintomático, há uma chance de apresentar verrugas genitais. O ginecologista também verifica alterações cervicais anormais desencadeadas pelo HPV como parte dos exames de rotina. Tenho algumas protuberâncias estranhas ao longo da linha da calcinha.

O tratamento do HPV é feito de forma individualizada de acordo com cada caso específico, baseado no tipo de lesão que a mulher desenvolve. Em relação às verrugas, os principais medicamentos tópicos utilizados são: Podofilo toxina; podofilina; Ácido tricloroacético; Imiquimode, bem como pode-se utilizar a cauterização.

Quem tem HPV sente alguma dor? Os sintomas do HPV feminino podem variar de pessoa para pessoa, porém dor não é sintoma.

Seu sistema imunológico não conseguiu produzir defesas contra esse vírus. Essa mulher permanece suscetível a reinfecção.

Teste de HPV em homens
Já quando há presença dessas lesões, o diagnóstico pode ser feito pelo exame clínico, sendo confirmado por meio de biópsia das lesões (retirada de fragmento).

Existe cura para o HPV em mulheres? Não há cura para o HPV, porém existe como tratar o HPV para controlar a doença. Estima-se que, em torno de 95% das pessoas que contraem HPV, o sistema imunológico é capaz de eliminar completamente o vírus, sem apresentar quaisquer sinais da doença no corpo humano.