É normal ficar com corrimento depois da colposcopia?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 9 votos

- Nos dias que se seguem ao procedimento, é possível que haja um corrimento de coloração acastanhada, assim como a eliminação de secreção grumosa por via vaginal.

Após realizar a colposcopia, a mulher pode apresentar sensibilidade na vagina por alguns dias. Nesse período, é recomendado evitar relações sexuais, usar absorventes internos e ducha vaginal.

É um resultado completamente normal, e a paciente deve seguir a sua rotina de rastreamento. No caso de haver alguma queixa clínica de corrimento, a paciente deve ser examinada, e o seu ginecologista deve considerar se trata a vulvovaginite com medicação.

A classificação colposcópica pode ser normal, se for uma colposcopia satisfatória (em que é visível a ZT ou JEC) e não é visualizada nenhuma lesão. Pode ser uma colposcopia insatisfatória, em que não é visualizado o colo do útero ou a zona de transformação / junção escamocolunar (ZT / JEC não visível).

Isso evita que a atrofia genital mascare alguma lesão existente. Mulheres com corrimento vaginal, como candidíase ou vaginose bacteriana, precisam realizar o tratamento antes da realização da colposcopia, pois essas situações atrapalham a identificação de lesões no exame.

Sangramentos breves podem acontecer até seis semanas depois da cauterização, bem como câimbras abdominais nas duas primeiras horas após a cauterização. Também é recomendável o uso de absorventes até que cessem todos os sangramentos vaginais.

Você provavelmente sentirá um pouco de cólica durante e depois do procedimento; as cólicas passam em geral pouco depois do procedimento. Além disso, você provavelmente vai manchar ou ter um leve sangramento durante 1 a 2 semanas e um exsudato (corrimento) vaginal aquoso que dura 2 a 4 semanas.

Papanicolau: identificar lesões no colo do útero
O Papanicolau, diferentemente do exame de HPV, não identifica o vírus em si, mas as alterações nas células do colo do útero que podem indicar lesões pré-cancerosas. É um exame preventivo que contribui para o diagnóstico precoce do câncer.

Corrimento espumoso (às vezes parece “pus”) e amarelo-esverdeado é um sintoma de uma infecção comum e facilmente tratável causada por Trichomonas vaginalis chamada tricomoníase ou clamídia. Seu corrimento pode ser amarelo escuro, verde-amarelado ou verde-acinzentado, e provavelmente presente em grande quantidade.

O corrimento branco leitoso pode ser natural ou significar infecção. Se não apresenta nenhum odor, pode indicar apenas lubrificação vaginal. Porém, acompanhado de coceira e grumos no corrimento, que deixam essa substância com aspecto a leite talhado, pode sugerir candidíase.

A colposcopia é considerada normal se não houver nenhuma lesão ou alteração no colo do útero, na vagina ou na vulva após a aplicação do ácido acético e do lugol.

Doenças que a colposcopia detecta
Pela colposcopia é possível identificar lesões benignas, pré-malignas, que antecedem o câncer, e malignas. Dentre elas estão a inflamação do colo do útero, dor pélvica, pólipos benignos, sangramentos e verrugas genitais no colo do útero (geralmente causadas pelo vírus do HPV).