Qual a diferença entre cuidados paliativos e cuidados curativos?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Enquanto a medicina curativa tem como objetivo a resolubilidade de determinada doença, o cuidado paliativo se resume à prevenção e controle de sintomas para todos os pacientes e suas respectivas famílias, que enfrentam alguma doença grave incurável, que ameaça a continuidade da vida.

Os cuidados paliativos são realizados quando o tratamento curativo não está mais atuando, ou seja, quando deixa de fazer o efeito esperado de cura ou redução do tumor. Os cuidados paliativos podem ser realizados na casa do paciente, em um hospital ou unidade de saúde, ou em um hospice.

Oferecer um sistema de suporte para ajudar os pacientes a viverem o mais ativamente possível até sua morte.

Cuidados Paliativos como modalidade de intervenção diferenciam-se dos Cuidados ao Fim da Vida. Cuidados Paliativos devem ser aplicados ao paciente num continuum, par e passo com outros tratamentos pertinentes ao seu caso, a partir do diagnóstico de uma doença incurável e progressiva.

Quais são os 3 principais cuidados paliativos?

  1. 1 – Físicos. Com foco em tratar os sintomas físicos da doença e mantê-los sob controle, esse tipo de cuidado se preocupa em minimizar a dor e o sofrimento dos pacientes.
  2. 2 – Psicológicos. Além de cuidar do corpo, é preciso também cuidar da mente dos pacientes. ...
  3. 3 – Sociais.

O que são curativos? é o tratamento dispensado a qualquer tipo de lesão da pele ou de uma ferida.

Trata-se de um procedimento em que é feito o fechamento da ferida por meio de gaze estéril na área da lesão, fixando somente nas bordas. Além disso, é possível que haja a drenagem de secreções, sendo que o curativo, geralmente, é realizado apenas uma vez ao dia.

A filosofia dos cuidados paliativos assenta em quatro pilares básicos: comunicação eficaz, controlo adequado dos sintomas, apoio à família e trabalho em equipa (DGS, 2004; Neto, 2010; OE, 2011).

Promover o alívio da dor e de outros sintomas. Afirmar a vida e considerar a morte como um processo natural. Não acelerar nem adiar a morte. Integrar os aspectos psicológicos e espirituais no cuidado ao paciente.

Paliativo é algo que melhora ou alivia momentaneamente, mas não é capaz de curar ou resolver o problema. Como acontece, por exemplo, no tratamento ou cuidado paliativo, que melhora a qualidade de vida e alivia o sofrimento do doente, mas não é capaz de curar a enfermidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares diante de uma doença que ameace a vida.

Cuidados Paliativos estão indicados para todos os pacientes (e familiares) com doença ameaçadora da continuidade da vida, em concomitância com os cuidados curativos, por qualquer diagnóstico, com qualquer prognóstico, seja qual for a idade, e a qualquer momento da doença em que eles tenham expectativas ou necessidades ...