O que é desenvolvimento intelectual exemplos?

Perguntado por: uramos8 . Última atualização: 20 de julho de 2023
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Desenvolvimento Intelectual são processos que desenvolvem no indivíduo a capacidade para desenvolver. Essa capacidade vai se formando na criança, à medida que ela observa, distingue, generaliza e tira conclusões.

As “ferramentas mentais” para essa construção mudam conforme a faixa etária e também conforme o ambiente e os estímulos. Assim, o desenvolvimento cognitivo começa desde o nascimento e se divide em 4 estágios principais: sensorial, simbólico, concreto e formal. Esses são, portanto, os 4 estágios de Piaget.

▶️O Transtorno do desenvolvimento intelectual (Deficiência Intelectual) é um transtorno neurobiológico, englobado dentro da categoria dos transtornos do neurodesenvolvimento. ▶️Caracteriza-se por uma habilidade cognitiva e funcionamento adaptativo inferior a sua idade cronológica e população.

Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação".

Vamos dar algumas sugestões do que você pode fazer.

  1. Leia muito. ...
  2. Desafie você mesmo. ...
  3. Questione-se. ...
  4. Aprenda a tocar um instrumento musical.
  5. Participe de jogos de estratégia. ...
  6. Estimule a sua memória. ...
  7. Use diferentes métodos de estudo. ...
  8. Não tenha medo de errar.

1º período: sensório motor (0 a 2 anos); 2º período: pré-operatório (2 a 7 anos); 3º período: operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); 4º período: operações formais (11 ou 12 anos em diante).

Um intelectual é a pessoa que produz pensamentos. Este termo também pode assumir a classificação de substantivo e representar a pessoa que vive exclusivamente de seu intelecto, ou seja, de sua inteligência e das coisas que requerem uma aplicação mental, como a cultura, as artes, a música, a literatura e etc.

Pessoas com deficiência intelectual — DI — podem processar as informações mais lentamente, ter dificuldade na comunicação, nas habilidades cotidianas e com conceitos abstratos. A deficiência intelectual pode ser causada por uma condição genética, problemas na gravidez e no parto, doenças e fatores ambientais.

Na deficiência intelectual a pessoa apresenta um atraso no seu desenvolvimento, dificuldades para aprender e realizar tarefas do dia a dia e interagir com o meio em que vive. Ou seja, existe um comprometimento cognitivo, que acontece antes dos 18 anos, e que prejudica suas habilidades adaptativas.

Abaixo, algumas formas de expandir a sua capacidade intelectual:

  1. Expanda seus horizontes. ...
  2. Seja imaginativo. ...
  3. Leitura de prazer. ...
  4. Treine o cérebro. ...
  5. Aprenda constantemente. ...
  6. Atividades físicas. ...
  7. Dormir o bastante. ...
  8. Vista-se de maneira inteligente.

Quatro fatores e suas interações são necessários para o desenvolvimento: maturação, experiência ativa, interação social e equilibração. Maturação: Piaget afirmou que a hereditariedade impõe limites amplos para o desenvolvimento.

Em consequência das suas pesquisas, chegou à conclusão de que há avanços significativos referentes ao desenvolvimento moral na criança. A partir disso (Piaget, 1994, p. 23-24), apresentando três períodos principais, são eles: (1) Anomia; (2) Heterônoma; e (3) Autonomia.

A inteligência está diretamente relacionada a dois fatores: estímulos e memória. Em relação ao primeiro, ela pode não se desenvolver em sua plenitude caso não seja exercitada ou até lapidada.

1 - Incompetência inconsciente; 2 - Incompetência consciente; 3 - Competência consciente; 4 - Competência inconsciente.

Um estudo conduzido pelo pesquisador dinamarquês Lars Larsen, da Universidade de Aarhus, indica que a inteligência se mantém estável após os 20 anos de idade e em alguns casos pode até aumentar com o passar dos anos.

Aspecto físico-motor: descreve a maturação do corpo e da mente. Aspecto intelectual: se refere à capacidade cognitiva do ser humano. Aspecto afetivo-emocional: mostra a capacidade de integrar experiências e emoções, construindo seus sentimentos. Aspecto social: reações e posturas relacionadas às vivências em sociedade.