Quem tem deficiência intelectual leve pode se aposentar?

Perguntado por: rresende . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

deficiência leve: 35 anos de contribuição; deficiência moderada: 25 anos de contribuição; deficiência grave: 20 anos de contribuição.

MPF obtém decisão no STJ que reconhece direito ao benefício de prestação continuada para pessoa com deficiência mental em grau leve.

As pessoas com deficiência de natureza intelectual (antes chamada no Brasil de deficiência mental) são aquelas de comprovado déficit cognitivo porque o seu funcionamento intelectual é significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades ...

O valor da aposentadoria por idade da pessoa com deficiência é 70% da média dos seus 80% maiores salários de contribuição com acréscimo de 1% para cada ano de contribuição a partir de julho de 1994.

O Deficiente Mental tem direito, desde o nascimento, a um nome, a ter uma família, a ser protegido de modo muito particular. Tem direito à inserção e inclusão sociais. O Deficiente Mental deve beneficiar da segurança social.

Como a Deficiência Intelectual é classificada
Retardo mental leve (Qi entre 50-69) Retardo mental moderado (Qi entre 35-49) Retardo mental grave (Qi entre 20-40) Retardo mental profundo (Qi abaixo de 20)

Sim! Quem tem deficiência intelectual ou mental pode ter aposentadoria do deficiente. Isso porque, quando possui impedimento de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, e isso faz com que ela tenha algumas barreiras na vida em sociedade, é considerada pessoa com deficiência.

Para pedir a aposentadoria para deficientes mentais é necessário fazer um agendamento. Isso pode ser realizado pelo telefone 135, pelo portal Meu INSS com uma senha própria.

Quem pode emitir laudo PcD? O documento deve ser feito por um médico perito especializado na área, que possa atestar a deficiência com base na Classificação Internacional de Doenças (CID) e que também esteja apto para dar todos os detalhes necessários sobre a deficiência.

A pessoa com deficiência tem direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, bem como a condições justas e favoráveis de trabalho, incluindo igual remuneração por trabalho de igual valor, participação e acesso a cursos, ...