O que fazer com hashi usado?

Perguntado por: lzanette . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

O hashi nada mais é do que madeira, um recurso natural valioso e muito útil. Depois de usados, são descartados no lixo comum e vão para aterros sanitários.

O hashi é o famoso palitinho para comer comida japonesa. Esse hashi é descartável, não precisa ser reutilizado e é ideal para ser utilizado em restaurantes, em eventos ou até mesmo em casa para facilitar o trabalho em datas comemorativas.

Entre as dicas de artesanato com hashi há também os quadrinhos feitos com hashi, que podem receber a cor que você quiser e a foto ou a imagem que você quiser. Mas você pode fazer muitos outros itens com hashi. Você pode fazer enfeites para copos, luminárias, jogo americano, entre muitos outros.

Palitos de comida japonesa, chamados também de 'hashi', quando usados e contaminados com resíduos orgânicos, não são recicláveis e portanto devem ser descartados sempre no lixo comum.

Nunca se deve espetar o hashi (palitos de comer) em qualquer comida, mas especialmente no arroz, porque apenas em funerais, o hashi é fincado na tigela do arroz, que é colocada no altar. Nunca se deve passar uma comida de hashi para hashi, pois é um gesto praticado com os ossos de cremação.

Depois de terminada a refeição, os pratos devem ficar no mesmo lugar onde estavam no começo da refeição. Isso inclui tampas de pratos. Os hashi devem ser colocados no hashi-oki (suporte para hashi) ou dentro da embalagem de papel, se for possível.

Se for hashi descartável, típico dos restaurantes, a parte que une os pares (que você precisa quebrar para usar o hashi) é a que fica nas mãos. A outra ponta é usada para tocar os alimentos.

Se houver prato, estenda-o para a outra pessoa; se não houver, use as pontas superiores do hashi para colocar a peça no balcão. Jamais a passe diretamente para o hashi do companheiro.

Quando não estiver usando o hashi, coloque-o no porta hashi. Se estiver usando hashi descartável, pode colocá-lo em cima de sua embalagem de papel ou plástico. Certifique-se de que o hashi não esteja em forma de cruz e sempre dispostos de forma paralela. O hashi cruzado é um símbolo de morte.

Recomendações: Lavar com água e sabão, não usar bucha ou esponja de aço. Após lavar, seque bem o seu hashi inox.

O bambu possui um bactericida natural em suas fibras, uma propriedade natural que inibe e combate as bactérias. Características: É lavável - pode ser lavado na máquina de lavar louça, sendo extremamente simples de limpar.

Além do bambu, é possível encontrar no mercado hashis de plástico e de aço inox. Há ainda os de materiais mais nobres, como porcelana, pintados e com outros detalhes feitos por artesãos. Alguns modelos possuem ranhuras nas pontas, como forma aumentar a aderência e facilitar o manuseio na hora de comer.

Resumidamente, para os japoneses o hashi (pauzinhos) estabelecia uma ponte entre o humano e o divino. Sua função era a de compartilhar os alimentos com os deuses a partir do momento que um par de hashi fosse oferecido as divindades. Ainda hoje estes rituais são bem comuns no Japão.

Uma das razões para a preservação desse hábito tão antigo é o isolamento em relação ao resto do mundo ao qual os países orientais foram submetidos durante séculos. “Os talheres só se tornaram conhecidos no Oriente no mundo moderno”, afirma a economista Lumi Toyada, especializada em cultura e etiqueta social japonesa.

Separe os hashis.
Segure um em cada mão e puxe um dos hashis na sua direção para que eles se separem um do outro. Coloque os hashis sobre o seu colo quando for parti-los para evitar bater em algum prato na mesa.

O hashi, muito conhecidos aqui no Brasil, como pauzinhos ou palitinhos, são aquelas varetas que muitos países asiáticos utilizam para comer diariamente suas refeições.