Por que os japoneses se curvam para cumprimentar?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 10 votos

"Curvar-se cerca de 30 graus (keirei) é comum para demonstrar respeito a alguém mais velho ou com cargo superior ao seu. Já a forma mais respeitosa é a reverência de 45 a 70 graus (saikeirei), que demonstra profundo respeito ou arrependimento".

Os japoneses tem uma forma de cumprimento diferente dos ocidentais. Nada de aperto de mão ou “beijinhos”. No Japão, a forma mais comum de cumprimento é a reverência oriental, conhecida como ojigi, que significa literalmente “arco”.

Ambos se curvam para cumprimentar as pessoas, apesar de na China ser comum usar um aperto de mão. Você dificilmente verá, entre os japoneses, alguém agindo de forma casual ou familiar com alguém mais velho, com quem não exista intimidade ou com pessoas em posição social mais alta, como um chefe na empresa, por exemplo.

No geral, a reverência é utilizada para se colocar diante do interlocutor demonstrando que você não é uma ameaça e, principalmente, que existe uma postura de respeito. Esse costume surgiu a partir da tradição budista e passou a ser utilizado por toda a população, tornando-se parte essencial da etiqueta nipônica.

Para o “olá” usamos o “Kon'nichiwa”, que também significa boa tarde, e para o ''oi'' é um simples ''Yo''.

Aishiteru é o verbo amar. Outras expressões com o significado de "eu te amo" são: "aishiteru imasu", watashi aishiteru (watashi significa "eu"), kimi wo aishiteru (kimi significa "tu, você").

Resposta: Porque ele compra Yamaha.

Não só através de palavras, mas, em geral, os coreanos prestam atenção também à expressão facial e à linguagem corporal durante um pedido de desculpas. Como vemos nos dramas, eles se curvam diante da pessoa que está se desculpando.

A principal diferença entre chinês e japonês está na forma de escrever. O japonês se baseia no som das sílabas e também em conceitos concretos ou abstratos, que resultam nos ideogramas do kanji. No chinês, existe apenas o uso de símbolos para expressar ideias e palavras.

kami

Embora a palavra kami possa ser usada para se referir a um único 'deus', ela também pode ser usada no coletivo para designar uma miríade de 'deuses' os quais têm sido o objeto central do culto no Japão desde o período Yayoi. Os kami são parte de todas as formas de vida e se manifesta em diversas formas.

Kokuhaku: um momento decisivo
Você provavelmente já viu em algum filme, anime ou séries de emissoras japonesas onde alguém na relação entrega uma carta para a outra pessoa. Esse ato é chamado de kokuhaku (confissão), além disso é um fenômeno que acontece dentro e fora das televisões.

Respeito e individualidade
Quem conhece a cultura nipônica sabe que os japoneses são extremamente educados e respeitosos. Além disso, valorizam a individualidade e privacidade de cada um. Entender que as pessoas são diferentes, com realidades, perspectivas e objetivos distintos, é fundamental.

Saudações/Cumprimentos

  1. Ohayou (おはよう) Ohayou é uma das primeiras palavras que aprenderá e, não por coincidência, uma das primeiras formas de dizer “olá” em japonês. ...
  2. Konnichiwa (こんにちは) ...
  3. Konbanwa (こんばんは) ...
  4. Sayounara (さようなら) ...
  5. Jya ne (じゃね) ...
  6. Yaho (ヤッホー) ...
  7. Ossu (おっす)