Como comer macarrão com hashi?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 17 votos

Leve os noodles à boca, sorvendo o lámen vigorosamente – os hashis podem servir como “apoio”, assim como a renge (a colher que aparece no vídeo, que além de ajudar a sorver a massa junto com o caldo, também auxilia a comer o ovo). Mastigue um pouco da massa.

A maneira correta de comer macarrão implica em enrolar o macarrão no garfo, em poucas porções e pelas beiradas, para não virar aquele “bolo” gigante a ser colocado na boca.

Tradicionalmente, é comum ver italianos utilizando garfos e colheres para enrolar o macarrão. Embora essa prática tecnicamente não esteja errada, a moda atual é utilizar apenas o garfo.

Na prática, a forma mais aceita quando o assunto é segurar o hashi é:

  • Com a mão que você usa para escrever, segure o hashi entre o dedo indicador, o médio e o polegar.
  • Sempre que for pegar a comida, use o dedo indicador e médio, enquanto mantém o polegar imóvel, para movimentar o utensílio de cima.

Qualquer macarrão pode e deve ser sugado com muito barulho (sim, aquilo que aprendemos, ainda pequenos, que é feio). Como não dá para enrolar os fios no hashi, leve a tigela até perto da boca, empurre um tantinho da massa e sugue o resto.

Regra de etiqueta: aprenda a comer macarrão de forma elegante

  1. NÃO corte a massa!
  2. NÃO enrole com a ajuda da colher!
  3. Use o garfo com a mão direita e enrole no cantinho do prato!

Mantenha a boca fechada enquanto mastiga e não faça barulho.
Feche a boca ao mastigar, não faça barulho ao comer, evite assoprar a comida e não sugue a sopa de um jeito que faça som com os lábios também. Se estiver pedindo comida em um jantar formal, não peça nada que seja difícil de comer em silêncio.

Não troque talheres enquanto come
Na maioria dos casos, a faca fica posicionada do lado direito e o garfo do lado esquerdo. Lembrando que os talheres devem ser usados no mesmo lado que foram posicionados para a refeição.

A maior gafe que pode ser cometida ao comer massas longas, como espaguete, talharim ou fettuccine, é cortá-las. Esse ritual não é apenas um preciosismo italiano. "Ao enrolar o macarrão, você agrega o molho à massa", explica o instrutor de etiqueta à mesa do Senac Minas, Maicon de Sá.

Pelas regras, a faca sempre ficará na mão direita e o garfo pode trocar de mão ou ser usado somente com a mão esquerda. Quem troca o garfo de mão, utiliza-o na direita para fazer cortes dos alimentos e na esquerda para levar a comida à boca.

Nunca se deve espetar o hashi (palitos de comer) em qualquer comida, mas especialmente no arroz, porque apenas em funerais, o hashi é fincado na tigela do arroz, que é colocada no altar. Nunca se deve passar uma comida de hashi para hashi, pois é um gesto praticado com os ossos de cremação.

Evite deixar o hashi apoiado no prato ou na tigela. Existem os descansos próprios para isso e que ficam sempre em paralelo ao prato. Caso eles não estejam disponíveis, você pode improvisar um usando a embalagem dos hashis.