Por que colocar os pauzinhos na vertical na sua comida considerada rude no Japão?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

Os pauzinhos nunca devem ser fincados verticalmente no arroz, pois isso lembra palitos de incenso (que normalmente são colocados na posição vertical na areia) durante oferendas aos mortos. Usar os pauzinhos para lançar comida ou apontar não é recomendável.

E como em outros países asiáticos, é considerado rude e anti-higiênico assoar o nariz na frente dos outros, mesmo com um lenço, e depois guardá-lo no bolso (jogar papel no chão, nem pensar: dá multa). Os japoneses sabem desse hábito ocidental, mas isso os faz sentir desconfortáveis. Não coma em pé ou andando pela rua.

Estima-se que o hashi foi criado há 4 mil anos na China, com as primeiras versões feitas somente para auxiliar no cozimento dos alimentos, especialmente para mexer as comidas nos potes em que coziam. Porém, somente 1.500 anos é depois que eles foram adotados como um instrumento na hora de comer.

Quando não estiver usando o hashi, coloque-o no porta hashi. Se estiver usando hashi descartável, pode colocá-lo em cima de sua embalagem de papel ou plástico. Certifique-se de que o hashi não esteja em forma de cruz e sempre dispostos de forma paralela. O hashi cruzado é um símbolo de morte.

Nunca se deve espetar o hashi (palitos de comer) em qualquer comida, mas especialmente no arroz, porque apenas em funerais, o hashi é fincado na tigela do arroz, que é colocada no altar. Nunca se deve passar uma comida de hashi para hashi, pois é um gesto praticado com os ossos de cremação.

É proibido dirigir alcoolizado. É proibido levar alguém na garupa. É proibido pedalar lado a lado.

Itens proibidos

  • Drogas.
  • Armas.
  • Explosivos.
  • Material para armas químicas.
  • Produtos que vão contra a moral vigente no país.

Resumidamente, para os japoneses o hashi (pauzinhos) estabelecia uma ponte entre o humano e o divino. Sua função era a de compartilhar os alimentos com os deuses a partir do momento que um par de hashi fosse oferecido as divindades. Ainda hoje estes rituais são bem comuns no Japão.

Os fachis, pauzinhos ou palitinhos são as varetas utilizadas como talheres em parte dos países do Extremo Oriente, como a Tailândia, a China, o Japão, o Vietnã e a Coreia.

kuai-tzu

Chamado kuai-tzu, o hashi é um pauzinho feito de madeira, que substitui os talheres (comumente usados no ocidente) nas refeições orientais. Antigamente, ele era utilizado como um suporte para grelhar carnes na brasa. Os palitinhos se popularizaram em todo o mundo!

Se houver prato, estenda-o para a outra pessoa; se não houver, use as pontas superiores do hashi para colocar a peça no balcão. Jamais a passe diretamente para o hashi do companheiro.

Evite deixar o hashi apoiado no prato ou na tigela. Existem os descansos próprios para isso e que ficam sempre em paralelo ao prato. Caso eles não estejam disponíveis, você pode improvisar um usando a embalagem dos hashis.

O hashi é o famoso palitinho para comer comida japonesa. Esse hashi é descartável, não precisa ser reutilizado e é ideal para ser utilizado em restaurantes, em eventos ou até mesmo em casa para facilitar o trabalho em datas comemorativas.

O bambu possui um bactericida natural em suas fibras, uma propriedade natural que inibe e combate as bactérias. Características: É lavável - pode ser lavado na máquina de lavar louça, sendo extremamente simples de limpar.

Como usar hashi da maneira correta?

  • O “palitinho” de baixo passa entre o polegar e o indicador e se apoia no dedo anelar.
  • Com os dedos indicador, médio e polegar, segure o palitinho de cima. ...
  • Para abrir e fechar, movimente o “palitinho” de cima utilizando os dedos indicador e médio.

Você pode beber álcool em locais públicos no Japão
Um dos comentários mais frequentes sobre as diferenças entre o Japão e outros países é que é permitido beber álcool nas ruas. É comum ver assalariados bebendo na estação de trem. O mesmo não acontece em outros países onde o consumo álcool nas ruas é proibido.