Como foi feito o hashi?

Perguntado por: eilha6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 12 votos

Os primeiros hashi eram comumente feitos de bambu, porém com o tempo outros materiais foram empregados, especialmente em famílias nobres do Japão e da China. No caso dessas famílias, os pauzinhos de prata ou de outros materiais mais elaborados eram comuns. Hoje, já é fácil encontrar um hashi que seja feito de plástico.

Estima-se que o hashi foi criado há 4 mil anos na China, com as primeiras versões feitas somente para auxiliar no cozimento dos alimentos, especialmente para mexer as comidas nos potes em que coziam. Porém, somente 1.500 anos é depois que eles foram adotados como um instrumento na hora de comer.

Feito inicialmente de bambu, foi difundido por todo o leste da Ásia e, mais recentemente, conquistou o ocidente. Além da madeira, também é possível encontrar hashis feitos de marfim, metal e plástico.

Resumidamente, para os japoneses o hashi (pauzinhos) estabelecia uma ponte entre o humano e o divino. Sua função era a de compartilhar os alimentos com os deuses a partir do momento que um par de hashi fosse oferecido as divindades. Ainda hoje estes rituais são bem comuns no Japão.

os alimentos são sempre cortados. da forma que fica mais fácil de comer. com hashi tudo isso. ajudou. na hora de popularizar os famosos palitinhos.

Kuàizi

Kuàizi: a nomenclatura chinesa
Você provavelmente os conhece como “Hashi” ou simplesmente “pauzinhos”, pois, devido à influência do Japão na nossa cultura a denominação trazida pelos japoneses é mais comum por aqui.

Os fachis, pauzinhos ou palitinhos são as varetas utilizadas como talheres em parte dos países do Extremo Oriente, como a Tailândia, a China, o Japão, o Vietnã e a Coreia.

Nunca cruze o hashi; Segure o hashi perto da parte final e não no meio ou no começo; Nunca pegue a comida na posição vertical e sim pelas laterais; Quando não estiver usando o hashi ou quando estiver terminando de comer, coloque-o na sua frente, com a ponta virada para esquerda.

Palitos de comida japonesa, chamados também de 'hashi', quando usados e contaminados com resíduos orgânicos, não são recicláveis e portanto devem ser descartados sempre no lixo comum.

Jeotgarak é como é conhecido o hashi coreano de metal. Este tipo de hashi de metal é muito bem aceito devido ao material ser mais higiênico, comparado com os de madeira e bambu, e assim é reutilizável e pode durar por anos.

hashis | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O hashi nunca deve estar cruzado e nem ser espetado na comida. Os palitinhos japoneses podem ter diferentes tamanhos, podendo variar de 13 a 23 centímetros.

Breve história do hashi
Também conhecido como “pauzinhos” ou “palitinhos”, o hashi – a pronúncia correta é “háshi”, e não “hashí” – nada mais é do que um par de varetas utilizado nas refeições não só do Japão, mas também de outros países do extremo Oriente, como a China, a Coreia e o Vietnã.

Uma das razões para a preservação desse hábito tão antigo é o isolamento em relação ao resto do mundo ao qual os países orientais foram submetidos durante séculos. “Os talheres só se tornaram conhecidos no Oriente no mundo moderno”, afirma a economista Lumi Toyada, especializada em cultura e etiqueta social japonesa.

O correto é o uso do plural: os hashi. Hashi é um nome masculino plural, de origem japonesa, e designa os pauzinhos usados como talheres.