O que é vaporização?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 2 votos

Vaporização é o processo de passagem de uma substância do estado líquido para o estado gasoso. Nesse processo, as moléculas do líquido são afastadas de seus aglomerados, e isso requer energia. A quantidade de energia por unidade de massa para que a mudança de fase ocorra é chamado de calor de transformação.

Vaporização é a transformação física de um líquido em um gás. A depender de alguns fatores, como quantidade de calor, esse processo pode acontecer em tempos diferentes. Vaporização é o nome dado à transformação física do estado líquido para o estado gasoso.

Exemplos: A roupa que seca no varal, o rio que evapora, uma poça de água que seca, etc. Ebulição: nesse caso, a passagem do estado líquido para o gasoso é causada por um aumento na temperatura, por isso é mais rápida que a anterior.

A vaporização é a mudança do estado líquido para o estado gasoso e é o processo inverso da liquefação. Uma substância pode sofrer o processo de vaporização por três formas: evaporação, ebulição e calefação.

Quando uma roupa molhada é colocada no varal, ao receber o calor em forma de radiação solar, as moléculas de água que estavam na superfície da roupa ficam mais energizadas e mudam de estado, passando do líquido para o vapor. Como vimos acima, essa mudança de fase do líquido para o gasoso é denominada de vaporização.

Vaporização: é a passagem do estado líquido para o estado de vapor. Mas, existem três formas em que essa mudança de estado pode ocorrer, pois sua velocidade pode variar, dependendo da quantidade de energia fornecida. Essas três formas são a evaporação, a ebulição e a calefação.

A vaporização não precisa de um aparelho específico para ser realizada, porque consiste apenas no aquecimento da água até a sua evaporação. O vapor formado será inalado e levado às vias aéreas para hidratá-las. Além de sua aplicação terapêutica, ela ajuda a reduzir, ou mesmo eliminar, odores no ambiente.

Ebulição, Evaporação e Calefação são os três processos de vaporização, que é a passagem do estado físico para o gasoso. A ebulição é a mudança de estado rápida, e é marcada pela formação de pequenas bolhas na superfície do líquido. A calefação é a passagem mais rápida dos três processos.

No processo de ebulição da água formam-se bolhas na superfície do líquido pelo fato de a pressão do vapor da água ser igual à pressão na superfície do líquido. Quando fornecemos calor às substâncias, elas têm sua temperatura elevada. Assim, elas tendem a mudar de fase, ou seja, passam de um estado para outro.

O processo de conversão de um líquido para gás é chamado evaporação. São necessárias 600 cal para converter 1 g de água para vapor d'água em 0° C ou 540 cal em 100° C.

Para a água passar do estado líquido para o estado gasoso, precisamos fornecer calor. Seja do fogão ou do sol, o calor faz com que as moléculas no líquido se agitem. Quanto mais calor, mais agitação e mais moléculas vão para o vapor.

Um vapor é uma substância na fase de gás a uma temperatura inferior à sua temperatura crítica. Isto significa que o vapor pode ser condensado para um líquido ou para um sólido pelo aumento de sua pressão, sem ser necessário reduzir a temperatura.

Os Vapores e gases tem as moléculas distantes, o que permite se espalharem pelo ambiente, assim tendem a subir.

Existem três fenômenos principais do processo da vaporização que se subdivide em: evaporação, ebulição e calefação.