O que é um hemangioma na pele?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Hemangiomas são manchas vermelhas que indicam acúmulo anormal de vasos sanguíneos na pele ou nos órgãos internos e podem ocorrer em qualquer parte do corpo. Esses tumores vasculares benignos são muito comuns em bebês e tendem a desaparecer ao longo do tempo.

Geralmente, os hemangiomas são causados por crescimento anormal de pequenas veias e classificados como tumores vasculares benignos. O hemangioma pode ser capilar, um dos tipos mais comuns, ou hemangioma cavernoso, dependendo do tipo de vaso sanguíneo que cresce de forma anormal e do local onde ele surge.

Caso um hemangioma não seja identificado ou tratado da maneira adequada pode apresentar riscos sérios à saúde da pessoa. No caso dos hemangiomas que estão perto das pálpebras é possível que a pessoa tenha problemas de visão, na boca pode influenciar diretamente na alimentação e também na produção de saliva.

Hemangioma infantil tem cura? A maioria dos hemangiomas sofre uma redução gradual após o primeiro ano de vida e desaparece espontaneamente antes dos 10 anos de idade. Hemangiomas menos superficiais podem gerar complicações estéticas e funcionais que demandam tratamento.

Tradicionalmente, podem ser adotadas várias opções terapêuticas para os casos de hemangioma da infância, entre as quais se incluem: corticosteroides, interferon alfa-2a, laserterapia, embolização, imunomoduladores, cirurgia e propranolol oral.

A transformação maligna é rara. Assim sendo, embora sejam na maioria dos casos benignos e assintomáticos, a avaliação com médico especialista é importante para assegurar o diagnóstico correto e afastar as complicações mencionadas acima.

Hemangioma é um conjunto de pequenos vasos sanguíneos que se aglomeram em determinado ponto. Nessa condição, os vasos costumam ficar bem entrelaçados, e as pequenas veias encontram-se englobadas por uma espécie de cápsula fibrosa, classificada como tumor vascular benigno.

Para determinar se um tumor é benigno ou cancerígeno, o médico colhe uma amostra das células através de um procedimento chamado de biópsia. Logo em seguida, a biópsia é analisada por um patologista em microscópio, visto que esse é um médico especialista em ciências laboratoriais.

dermatologista

O diagnóstico do hemangioma pode ser realizado por um médico cirurgião vascular ou médico dermatologista, em casos de hemangioma na criança, por um pediatra (especialista em pediatria).

Raramente o hemangioma é o responsável por dor sentida pelo paciente. Mas, em alguns casos isso pode acontecer. Geralmente, o exame de diagnóstico que acaba relatando a existência de um hemangioma na coluna é a ressonância magnética.

Quais são as causas? As causas para o surgimento dos hemangiomas ainda não estão bem estabelecidas, mas alterações durante a gravidez, em geral, levam à proliferação desses vasos que darão origem aos hemangiomas. Eles são mais comuns em meninas e em bebês prematuros.

Neste caso, o volume do hemangioma leva a uma 'dilatação' da cápsula do fígado, empurrado até mesmo os demais órgãos. Então, podem surgir sintomas como dor abdominal, saciedade, sensação de estufamento após qualquer refeição, febre e vômito.