O que fazer se um hemangioma sangrar?

Perguntado por: osouza . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Parando o sangramento, coloque um curativo simples (como um Band-Aid) e deixe a criança em repouso, evitando atividades e lugares quentes no dia. Se o sangramento continuar, procure uma ajuda médica.

Hemangiomas sangram facilmente, porque são muito vascularizados. Nesses casos, aplicar uma compressa gelada, por 15 minutos, no mínimo, pode ajudar a estancar o sangue.

Complicações possíveis
Ocasionalmente, um hemangioma pode romper e desenvolver uma ferida, o que pode causar dor, sangramento, formação de cicatrizes e até mesmo infecção.

Se ele causar algum sintoma se eles devem ser tratados junto ao seu médico. Se causar desconforto, tome um analgésico, porque existem estudos mostrando que não tem benefício em fazer a cirurgia do hemangioma hepático. Então primeiro ter certeza que é uma lesão benigna, que realmente é um hemangioma.

Os hemangiomas afetam a superfície da pele da criança e podem provocar ferimentos ou sangramentos.

O Hemangioma Sangrou, o que Fazer? O Hemangioma pode sangrar durante o crescimento, geralmente nos primeiros 6 meses de vida) ou quando sofre algum trauma.

Hemangioma é um conjunto de pequenos vasos sanguíneos que se aglomeram em determinado ponto. Nessa condição, os vasos costumam ficar bem entrelaçados, e as pequenas veias encontram-se englobadas por uma espécie de cápsula fibrosa, classificada como tumor vascular benigno.

CONCLUSÃO: o timolol tópico vem sendo uma nova opção terapêutica eficaz e desprovida de efeitos colaterais para o tratamento do hemangioma da infância, sendo capaz de acelerar sua involução e prevenir complicações.

Caso o hemangioma seja pequeno e sem sintomas, não há necessidade de tratamento específico. É apenas necessário o acompanhamento médico com exames regulares para verificar a evolução da condição.

A transformação maligna é rara. Assim sendo, embora sejam na maioria dos casos benignos e assintomáticos, a avaliação com médico especialista é importante para assegurar o diagnóstico correto e afastar as complicações mencionadas acima.

Tratamento dos hemangiomas capilares
Corticosteroides: Quanto o tratamento com betabloqueadores não trata eficazmente o hemangioma, os corticosteroides podem ser uma opção. Os compostos podem ser injetados diretamente no hemangioma ou aplicados na pele via pomada.