Porque criança nasce com mancha vermelha?

Perguntado por: rcunha . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Esse tipo de mancha tem coloração intensa (vermelho, vinho ou arroxeado) que não se altera com esforço e é permanente. É uma malformação dos vasos sanguíneos que cresce com o passar dos anos, acompanhando o crescimento da criança e podendo ficar com textura espessa na vida adulta.

Se você percebeu uma manchinha vermelha no seu filho, pode ser um hemangioma capilar ou nevo morango. Apesar do nome complicado, essa marca de nascença é comum na infância e na maior parte dos casos não traz nenhuma complicação para a criança.

Algumas das causas mais comuns incluem: Dermatite atópica: Também conhecida como eczema, é uma condição de pele muito comum em bebês. Geralmente se manifesta como manchas vermelhas, coceira e pele seca. Calor: No verão, especialmente, a pele sensível do bebê pode reagir ao calor e ao suor, causando manchas vermelhas.

Não se conhece o real motivo de surgirem às marcas de nascença, porém se sabe que as marcas de nascença vasculares surgem devido ao grande acumulo de vasos sanguíneos na superfície da pele2.

Alguns bebês, logo após o nascimento, desenvolvem uma mancha ou saliência vermelha na pele. Trata-se de hemangioma, tumor benigno presente em cerca de 3% dos recém-nascidos, que exige atenção por parte dos pais, mas não predispõe ao desenvolvimento de outras doenças.

Hemangiomas da infância
(hemangiomas tipo morango) são marcas de nascença comuns. Eles fazem com que a pele fique com uma coloração vermelho-vivo ou azulada e podem ocorrer em qualquer local na pele, mas normalmente surgem na cabeça e no pescoço.

Uma pinta que apresente alguma das características a seguir deve ser avaliada pelo médico dermatologista: A- assimetria (formato irregular); B- bordas irregulares (limites externos da lesão mal definidos, irregulares); C- cores variadas na mesma lesão (diferentes tonalidades); D – diâmetro maior que 6 milímetros”, ...

As manchas vermelhas na pele normalmente são lesões dermatológicas comuns, podendo ser causadas por fungos, dermatite atópica, psoríase, pitiríase rósea de Gilbert, alergia, urticária provocada por remédios, contato com substâncias e até problemas no fígado.

O que podem ser manchas vermelhas na pele? Quando o assunto são manchas vermelhas, avermelhadas ou até descamativas, doenças crônicas costumam vir a cabeça, como a rosácea e a psoríase. Mas o mundo das manchas vermelhas é amplo e pode ser um sintoma de uma doença, como dengue ou zika, uma alergia ou dermatites.

“Vai ficar negro”. Essa frase é repetida em algumas regiões nordestinas, quando um bebê nasce com uma mancha, ali chamada popularmente de jenipapo, aparente nas costas ou em alguma localidade do quadril do recém-nascido. Cientificamente, esse sinal é chamado de mancha mongólica.

O hemangioma é uma malformação vascular congênita, causada por alterações de vasos sanguíneos durante o desenvolvimento fetal. De coloração vermelha ou arroxeada, a incidência maior é no rosto, tronco, couro cabeludo e pescoço. “A aparência assusta, mas não há motivo para se preocupar a princípio.

As marcas de nascença são vasculares ou pigmentadas. As marcas de nascença vasculares são vermelhas e são causadas por vasos sanguíneos anormais na pele. Já as marcas de nascença pigmentadas são geralmente brancas, marrons, azuis ou cinza. Elas resultam de um problema com a melanina da pele.

Esfregue a mancha com sabão de coco, sabão neutro ou um sabão específico para roupas de bebês; Coloque a roupinha de molho em água fria por uma hora; Lave normalmente na máquina, usando o ciclo mais suave, ou à mão.

Marcas vermelhas ou vasculares ocorrem quando os vasos sangüíneos crescem maiores ou mais abundantes que o normal. Marcas de pigmento ocorrem quando a pele faz muitas das células que lhe dão cor. Embora alguns tipos de marcas de nascença possam ser herdados, geralmente são impossíveis de prever.