O que é sodio?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 17 votos

O sódio é um elemento químico de símbolo Na, de número atômico 11, massa atômica 23 u. É um metal alcalino, sólido na temperatura ambiente, macio, untuoso, de coloração branca, ligeiramente prateada. Foi isolado em 1807 por Sir Humphry Davy por meio da eletrólise da soda cáustica fundida.

Ele é vital para a manutenção de importantes processos do organismo. Por exemplo: o sódio permite a transmissão de informações entre as células nervosas, é o desencadeador da contração muscular e regulador da pressão arterial. O sódio também está presente no transporte de nutrientes no intestino delgado e nos rins.

O sal de cozinha é um ALIMENTO utilizado na culinária para agregar sabor, composto de sódio, cloro e fortificado com iodo. Já o sódio é um NUTRIENTE essencial ao organismo, que corresponde a 40% da composição do sal de cozinha, ou seja, em 1.000 mg (1 g) de sal temos 400 mg de sódio.

O sódio é encontrado principalmente no cloreto de sódio, conhecido como sal de cozinha. Além disso, esse mineral também pode estar presente em alimentos industrializados, como carnes processadas, conservas e molhos prontos. Veja outros alimentos processados ricos em sódio.

Os ultraprocessados são os alimentos com maior quantidade de sódio na nossa alimentação, por isso o ideal é que o consumo deles seja reduzido ao máximo e a preferência seja pelos minimamente processados.

Os sintomas da hiponatremia são: inchaço no estômago, vômito, fadiga extrema, perda de coordenação motora, fraqueza, apatia, dor de cabeça e, em casos mais severos, confusão mental, alucinação, podendo desencadear em coma e, até mesmo, morte.

O diagnóstico indica a hipernatremia quando a concentração é superior a 145 mEq/L. Quando a concentração de sódio se eleva demais o paciente sente sede, mecanismo este que nos protege contra a desidratação e consequentemente da hipernatremia. A hipernatremia pode ocorrer por falta de ingesta de água.

sal sem sódio, chamado de salgante, também tem lá suas contraindicações. Para os hipertensos, não há problema em ingerir o. salgante, mas para quem tem problemas renais, o.

A hiponatremia leve pode ser tratada por meio da restrição da ingestão de líquidos para aproximadamente um litro por dia. Se um diurético ou outro medicamento for a causa, a dose é reduzida ou o medicamento é suspenso. Se a causa for uma doença, ela é tratada.

2000mg

A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo máximo de 2000mg (2g) de sódio por pessoa ao dia, o que equivale a 5g de sal (lembrando que 40% do sal é composto de sódio), mas os brasileiros atualmente consomem mais do que o dobro desta quantidade.

Na região, a ingestão de sal está acima dos 5 gramas (2 gramas de sódio) por dia recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e seu consumo varia de 8,5 a 15 gramas por pessoa. Reduzir a ingestão de sal pode prevenir hipertensão e doenças cardiovasculares, as principais causas de morte na região.

Os níveis de sódio no sangue ficam excepcionalmente elevados quando a perda de água excede a perda de sódio. Ingestão insuficiente de água geralmente desempenha um papel importante. A pessoa com diabetes mellitus. leia mais e níveis elevados de glicose no sangue pode urinar em excesso, dando origem à desidratação.

Segundo o Ministério da Saúde, se a quantidade de sódio for maior do que 400 mg, em 100 g do alimento, este é considerado um alimento rico em sódio, sendo prejudicial à saúde e, portanto, devendo ser evitado.

As cinco marcas de refrigerante que apresentaram maiores teores de sódio, por ordem decrescente foram: Fanta Laranja®, com 77mg; Schweppes Citrus®, com 50mg; Sprite Ice Mint®, com 38mg; Kuat Zero®, com 35mg; e Fanta Guaraná Zero®, com 33mg.

Alimentos como legumes frescos, frutas, a maioria dos produtos lácteos, ovos e nozes sem sal são naturalmente pobres nele.

Uma lata de cerveja comum de 4-5% o álcool contém : -14 miligramas de sódio (1%) .