O que é pregabalina para que serve?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

A pregabalina é indicado para adultos para: tratamento da dor neuropática (dor devido à lesão e/ou mau funcionamento dos nervos e/ou do sistema nervoso) em adultos; como terapia adjunta das crises epiléticas parciais (convulsões), com ou sem generalização secundária em adultos; tratamento do Transtorno de Ansiedade ...

A pregabalina é um anticonvulsivante que atua diretamente no sistema nervoso central regulando seu funcionamento. Para tal, esse medicamento ajuda no controle da dor em doenças neuropáticas, fibromialgia, epilepsia e ansiedade.

Para que serve pregabalina
A pregabalina serve para aliviar dores causadas por transtornos neurológicos. Em alguns casos pode aliviar crises de epilepsia. Se usado antes da cirurgia, pode amenizar a dor, porém resulta em maior sedação e distúrbios visuais.

A pregabalina é eficiente e segura no manuseio dos distúrbios do sono em pacientes com fibromialgia, pois diminui o número de despertares e aumenta o tempo de duração do sono.

Em resumo, a pregabalina é um análogo do ácido gama aminobutírico (GABA), que se relaciona a pontos importantes no sistema nervoso central. Assim sendo, as pesquisas mostram que a ligação do princípio ativo nos lugares certos produz os efeitos anticonvulsivantes, antiepilépticos, ansiolíticos e analgésicos.

A dor neuropática é um tipo de dor crônica que ocorre quando os nervos sensitivos do Sistema Nervoso Central e/ou periférico são feridos ou danificados. Esse tipo de problema está presente em até 10% da população e pode ser incapacitante, causando diferentes sensações de dor.

A eficácia da Pregabalina foi demonstrada já na Semana 1. Entretanto, com base na resposta e tolerabilidade individuais do paciente, a dose poderá ser aumentada para 150 mg duas vezes ao dia após 1 semana. A dose máxima de 300 mg duas vezes ao dia pode ser atingida 1 semana após o último aumento de dose.

A pregabalina é um medicamento de tarja vermelha com retenção de receita. Ou seja, o documento precisa ter duas vias, para que uma delas fique com a farmácia. O tipo de receita da pregabalina é C1 Branca (venda sob prescrição médica – este medicamento pode causar dependência física ou psíquica).

O Laboratório Teuto lançou neste mês uma apresentação genérica da pregabalina, medicamento que atua como ansiolítico, anticonvulsivante e no controle de fibromialgia. Segundo a empresa farmacêutica, esse é o mais novo produto do portfólio da companhia, entre os medicamentos controlados.

A Pregabalina pode ser utilizada no tratamento da ansiedade em adultos. Um dos efeitos colaterais que pode ocorrer é a sonolência (por isso, preferir o uso noturno pelo menos no início do tratamento).

Os remédios indicados para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, ou os mais fortes, derivados da morfina como o Tramadol, mas um relaxante muscular e o Diazepan também podem ser indicados pelo ortopedista.

R$ 140,96Ativar Desconto Lab.

Também existem outros medicamentos que atuam no receptor GABA, como, por exemplo, pregabalina ou gabapentina, e isso tudo tem interação.

A pregabalina é um anticonvulsivante GABAérgico que provavelmente atua por meio da modulação dos canais de cálcio dependentes de voltagem pré-sinápticos e, ao aumentar o influxo de íons de cálcio através desses canais, reduz a liberação de neurotransmissores excitatórios.

Medicamentos são substâncias que objetivam curar doenças ou aliviar sintomas. São usados para trazer bem estar, porém, se os devidos cuidados não forem tomados, podem causar problemas.

Neuropatia periférica – afeta os nervos nas partes externas, ou periféricas, do corpo como mãos, pés, pernas e braços; Neuropatia diabética – é causada pela diabetes.