Porque sentimos tontura na menopausa?

Perguntado por: umata . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

No período da menopausa precoce, episódios súbitos de tonturas e perda do equilíbrio costumam se tornar mais frequentes. As causas ainda não são bem esclarecidas. No entanto, como todos os sintomas da menopausa, estão relacionados ao componente da falta de estrogênios.

Mantenha-se hidratada: beba água (cerca de 1,5 litros / dia). Muitas mulheres bebem muitas bebidas desidratantes: café, chá, refrigerantes, mas não água suficiente. As alterações hormonais podem afetar a capacidade do corpo de reter água. Por isso, não o prive!

Quais são as causas da tontura na menopausa? A tontura pode acontecer como resultado de mudanças hormonais devido à ausência de menstruação. Existem também outras razões para as tonturas: estresse, ansiedade e fadiga causados por distúrbios do sono, mudanças de humor e fluxos de calor (4).

Os fogachos, também conhecidos como ondas de calor, são o indício mais conhecido do climatério. Considerado um sintoma vasomotor, o fogacho causa suor intenso e pode vir acompanhado de taquicardia, tontura, dor de cabeça e enjoo.

Quais os sintomas da menopausa?

  • Ondas de calor. As ondas de calor ocorrem devido a redução dos hormônios sexuais. ...
  • Irritabilidade. ...
  • Ausência de menstruação e ciclo irregular. ...
  • Alterações vaginais. ...
  • Cansaço. ...
  • Suores noturnos e dificuldade para dormir.

Você sabe o que a maioria de nós aqui lendo esse texto com tonturas e zumbidos tem em comum? Uma variação hormonal mensal ou o uso de hormônios. Sim, o estrogênio e a progesterona.

O mesmo vale para a tontura. Por exemplo, o desequilíbrio hormonal no organismo ocasionado por um problema dos hormônios da tireoide, o hipotireoidismo, ou dos hormônios femininos e masculinos, como a menopausa e a andropausa.

O que fazer em caso de tontura

  1. Tomar um ar. Se você está em um local abafado, a tontura pode ser decorrente do calor excessivo, que leva à dilatação dos vasos sanguíneos e causa uma queda da pressão arterial. ...
  2. Beber água. ...
  3. Ficar sentado. ...
  4. Deitar e deixar as pernas mais elevadas. ...
  5. Comer alguma coisa salgada. ...
  6. Comer um doce.

No climatério, os lapsos de memória, dificuldade de concentração, falta de atenção e desorientação estão relacionados às alterações nos níveis de estrogênio e progesterona, responsáveis por muitos processos no organismo, inclusive a cognição.

A cafeína e o álcool, por exemplo, aumentam as ondas de calor e os suores noturnos. Junto com as comidas picantes, esses alimentos também podem ser gatilhos para as mudanças de humor. Além disso, o álcool também é fator de risco para osteoporose.

É nessa faixa etária que podem ser percebidos os primeiros sinais de desaceleramento do metabolismo feminino, ocasionados pela queda hormonal. Um pouco mais tarde, em torno dos 35 anos, inicia-se a fase do climatério, que se prolonga até os 65 anos de idade da mulher.

Algumas mulheres nesta fase podem sentir ondas de calor, acompanhadas de transpiração, tonturas e palpitações; suores noturnos prejudicando o sono; depressão ou irritabilidade; alterações nos órgãos sexuais, como coceira, secura da mucosa vaginal; distúrbios menstruais; diminuição da libido; desconforto durante as ...

A relação entre tontura e ansiedade é frequente no relato de pacientes, mas não podemos afirmar que a ansiedade é a causa única de um quadro persistente de tontura. Na maioria dos casos, episódios de estresse ou ansiedade agravam ou funcionam como gatilho para disfunções ou doenças que não foram diagnosticadas.

Tomar chá de cimicifuga (cimicifuga racemosa)
Popularmente conhecida como erva-de-são-cristóvão. Entre suas ações estão a diminuição dos fogachos e o declínio dos níveis de ansiedade, depressão, cefaleia, distúrbios do sono e vertigens. Além disso, ajuda a melhorar a atrofia vaginal, característica do climatério.