Pode tomar 2 gotas de melatonina?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

Recomenda-se ingerir 1 gota antes de dormir. Gotejar com o frasco na vertical e bater levemente no fundo para iniciar o gotejamento. Este produto é indicado para indivíduos com 19 anos ou mais. Este produto não é um medicamento.

A suplementação de melatonina não costuma causar efeitos colaterais e é segura. Mas, se ela for usada sem critério e em quantidades muito altas, pode gerar sintomas como: pesadelos ou sonhos muito vívidos, fadiga ou sono exagerado durante o dia, além de falta de concentração e agravamento da depressão.

Desde outubro de 2021, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dispensou a obrigatoriedade do uso de prescrição médica para o consumo da Melatonina. Porém, a dosagem recomendada segue de 0,21mg ao dia (uma gota).

1 gota ao dia, antes de dormir.

A dose deve ser ajustada pra cada paciente, variando de 2 a 10mg ao dia, cada 10 gotas equivalem a 5mg, para 5mg usar 10 gotas, 10mg usar 20 gotas.

Ingerir 1 gota por dia na hora de dormir ou conforme orientação do médico ou nutricionista.

Ingerir uma gota de melatonina por dia na hora de dormir ou conforme orientação do médico ou nutricionista.

Apesar de poucos estudos sobre o benefício do uso de melatonina nos distúrbios de sono, a melatonina, como os medicamentos que atuam no sistema nervoso, podem demorar mais de uma semana para ter ação no ritmo vigília-sono, ou seja, para regular a hora de dormir e despertar com ajuda da luz pela manhã.

Recomenda-se ingerir 1 gota antes de dormir. Gotejar com o frasco na vertical e bater levemente no fundo para iniciar o gotejamento. Este produto é indicado para indivíduos com 19 anos ou mais.

Situações que podem interferir com a produção natural do hormônio do sono. Diversas situações podem interferir no ciclo natural da melatonina, incluindo trabalho noturno, jet lag, idade avançada, exposição frequente à luz artificial durante a noite, problemas de visão, etc.

Apesar de ser naturalmente produzido pelo corpo, o consumo exagerado de melatonina exógena (aquela produzida em laboratórios) pode sim fazer mal. Em doses excessivas, o hormônio pode acabar tendo o efeito oposto ao desejado devido à disrupção muito grande do ritmo circadiano, que fica “confuso”.

Consuma apenas uma gota, a forma melhor absorvida é diluindo em um pouco de água, mas é possível pingar diretamente na língua ou em uma colher. A Melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso organismo pela glândula pineal quando não recebemos estímulos luminosos, o que normalmente acontece à noite.

Geralmente, a substância deve ser ingerida uma vez ao dia, 30 minutos até uma hora antes de dormir.

A orientação mais básica para um início de tratamento é tomar apenas uma gota por dia. Caso a dosagem não faça efeito, procure um especialista de sua confiança.

Gotas: tem ação mais rápida, além de facilitar a vida daqueles que têm dificuldade de engolir. Traz a vantagem de adaptação de dosagens, pois 1 gota de 0,21 mg multiplicada por 5 resulta em 1,05 mg de melatonina. Cápsulas: sua ação é mais rápida do que o comprimido, e mais lenta do que sua apresentação líquida.

Melatonina 10mg é a escolha predileta de pessoas que possuem dificuldade para dormir ou querem melhorar ainda mais a qualidade do seu sono. Com a Melatonina é possível dormir menos horas e melhor, pois a melatonina vai te levar ao sono REM mais rapidamente do que sem ela.