O que acontece se o corpo não produzir melatonina?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 7 votos

A deficiência desse hormônio pode causar insônia, dificuldade para adormecer e noites de sono sem qualidade, o que compromete a saúde do organismo. Para auxiliar nisso, suplemento de melatonina, como o da Vitamine-se, é um composto fabricado a fim de incentivar a produção desse hormônio.

Como saber se a melatonina está baixa? A falta de sono é o primeiro sinal que a produção da melatonina está baixa. Portanto, questões relacionadas como despertar noturno e dificuldade em voltar a dormir, podem indicar a necessidade de reposição do hormônio.

O que controla o sono
Na ausência de luz, o organismo produz melatonina, nos deixando sonolentos e, na presença de luz, paramos de produzir esse hormônio, avisando ao cérebro que devemos permanecer acordados.

Outra característica importante do sistema funcional neural que regula a síntese de melatonina é que luz presente no meio ambiente à noite pode bloquear, completamente, até, (dependendo de sua intensidade e comprimento de onda, principalmente a luz azul de 480 nm), a síntese de melatonina pineal.

A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, localizada no cérebro. A função dessa substância é regular o ritmo biológico do corpo de acordo com o ciclo circadiano, estimulando o sono no período noturno. O ciclo circadiano é o ritmo em que o corpo realiza suas funções ao longo do dia.

Assim, o cérebro tem tempo de reduzir sua atividade para começar a produzir a melatonina necessária à indução do sono. Reduza a intensidade da iluminação antes de dormir. Evite manter os ambientes plenamente iluminados até a hora de ir dormir.

A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso organismo, mais precisamente na glândula pineal, que fica no nosso cérebro. Ela é liberada no início da noite, quando cai a iluminação natural, porém tem um pico de produção maior algumas horas após o anoitecer e ajuda a promover o início do sono.

Precisa dormir melhor? Estes 5 alimentos ricos em melatonina podem ajudar

  1. Nozes. As nozes têm grandes quantidades de melatonina. ...
  2. Peixes. Peixes são ricos em melatonina. ...
  3. Ovos. Grandes quantidades de melatonina já foram medidas em ovos. ...
  4. Cerejas. ...
  5. Leite.

Vitamina Neo Química Melatonina
A Neo Química caminha ao seu lado para lhe oferecer as melhores soluções em saúde e bem-estar para o seu dia a dia. Por isso, traz para você o Neo Química Melatonina, o regulador de sono em comprimidos de rápida absorção, que é o seu aliado contra a insônia.

Além disso, pessoas que utilizam medicamentos para ansiedade, depressão, hipertensão arterial, diabetes e anticoncepcionais não devem utilizar o suplemento sem recomendação médica. Isso se dá porque a melatonina pode interferir na absorção ou efeito desses remédios.

Por falta de evidências científicas, no Brasil, a melatonina só podia ser comprada em farmácias de manipulação, com receita médica —diferentemente dos EUA, onde a substância é vendida livremente como suplemento que ajuda a dormir (efeito até o momento não comprovado).

A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, localizada no cérebro. Sua liberação ocorre à noite e ela ajuda a regular o ritmo circadiano, uma espécie de relógio biológico do organismo.

A suplementação de melatonina não costuma causar efeitos colaterais e é segura. Mas, se ela for usada sem critério e em quantidades muito altas, pode gerar sintomas como: pesadelos ou sonhos muito vívidos, fadiga ou sono exagerado durante o dia, além de falta de concentração e agravamento da depressão.

Sim, a melatonina deve ser usada diariamente, para a regulagem do ciclo de sono. Apesar disso, vale lembrar que o seu uso durante o dia, ou seja, fora do horário de repouso, não é indicado. O uso durante o dia pode fazer você sentir-se sonolento em horas inapropriadas, comprometendo a qualidade do sono durante a noite.