Quem tem melasma não pode comer o quê?

Perguntado por: lcoutinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Alimentos para evitar

  • alimentos processados, especialmente se apresentarem gorduras trans, como lanches, salgadinhos, salsicha, nuggets etc.;
  • açúcar, por agravar o quadro de inflamação;
  • frituras;
  • álcool, que desidrata as células da pele;
  • carboidratos refinados e ricos em farinha branca (pão, por exemplo);

Frutas vermelhas (amora, framboesa, morango, etc); Folhagens verdes e ervas (couve, acelga, espinafre, coentro, manjericão, tomilho, etc); Frutas verdes (Kiwi e abacate); Especiarias (cúrcuma, canela, cravo, açafrão, gengibre, etc);

O açúcar em si, está no topo dos alimentos que contribuem para o aumento no índice glicêmico, sendo o principal catalisador de processos inflamatórios. Todo o tipo de guloseimas e alimentos açucarados como doces, bolos, sorvetes e chocolates podem intensificar o processo inflamatório das manchas.

Mudanças hormonais causadas pela gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais ou repositores hormonais, além das endocrinopatias, como as doenças da tireóide. Produtos cosméticos para o tratamento da pele que acabam por irritá-la podem piorar os episódios de melasma.

Frutas vermelhas (mirtilo, morango, amora, framboesa). Romã, kiwi e abacate.

Patricia indica o uso da fruta para uma receita simples de suco contra melasma que pode ajudar no tratamento dermatológico. Para preparar a bebida, basta misturar 200 ml de chá verde feito da erva com 1 romã, 4 morangos orgânicos e 1 anis estrelado.

De dentro para fora
"O uso de antioxidantes orais pode ajudar a diminuir os danos causados pela irradiação solar na pele. Substâncias como Polypodium Leucotomos e Pycnogenol podem ser suplementadas para uma fotoproteção extra no verão e em situações de exposição aumentada ao sol.

Você sabia que quem sofre com melasma muitas vezes acaba evitando ao máximo a exposição solar e, às vezes, acaba ficando com deficiência de vitamina D. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a exposição solar intencional desprotegida para a produção de Vitamina D não é aconselhada.

As manchas podem voltar à pele depois de algum tempo se não houver continuidade no tratamento e se houver exposição aos raios solares sem proteção adequada. O fato mais importante é evitar a exposição solar! Hoje o Dr. Maurizio Pupo, tira todas as dúvidas quanto ao seu melasma, o tratamento e como evitar sua volta!

Alguns fatores podem desencadear o surgimento do melasma, como a exposição ao sol e ao calor, principalmente sem proteção. Isso porque a luz ultravioleta estimula os melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento que dá cor à pele.