É normal sentir enjoo na menopausa?

Perguntado por: lreis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 19 votos

Quando a menopausa está próxima de acontecer, esses calores são mais frequentes, principalmente à noite. Segundo estudos, a duração média de cada fogacho é de 4 minutos. É comum durante uma onda de calor que a mulher sinta o coração bater mais forte, enjoos, dor de cabeça e tontura.

Náuseas. Todas as alterações hormonais pelas quais o corpo está a passar podem causar alguns distúrbios no seu sistema digestivo e até mesmo algumas náuseas e vómitos. Tente comer mais lentamente, beber mais água e evitar alimentos com demasiadas gorduras.

Quais os sintomas da menopausa?

  • Ondas de calor. As ondas de calor ocorrem devido a redução dos hormônios sexuais. ...
  • Irritabilidade. ...
  • Ausência de menstruação e ciclo irregular. ...
  • Alterações vaginais. ...
  • Cansaço. ...
  • Suores noturnos e dificuldade para dormir.

A sensação de enjoo constante é uma das principais características da doença de refluxo gastroesofágico, junto da sensação de azia e queimação. Essa condição se dá, quando o conteúdo estomacal é regurgitado pelo esôfago, provocando inflamações na região.

Ausência de menstruação, dor nas mamas, cansaço, alterações no sono, variações de humor. Todos esses sintomas acontecem tanto na gestante quanto na mulher na pré-menopausa.

O principal efeito colateral da progesterona é o enjoo, porque ela retarda a digestão, elevando o tempo que o alimento leva para sair do estômago e chegar ao intestino. De forma geral, os enjoos costumam passar depois do primeiro trimestre de gestação.

A ovulação ainda pode ocorrer de forma irregular, o que torna possível, sim, engravidar durante a menopausa. Além disso, embora a mulher não produza óvulos de forma natural durante a menopausa, seu útero não envelhece. Por isso, é possível gestar um bebê saudável caso um embrião seja introduzido no útero.

A tontura pode acontecer como resultado de mudanças hormonais devido à ausência de menstruação. Existem também outras razões para as tonturas: estresse, ansiedade e fadiga causados por distúrbios do sono, mudanças de humor e fluxos de calor (4). Entretanto, a menopausa não é a única causa de tonturas.

A menopausa é um processo natural do envelhecimento da mulher. Porém, a queda dos hormônios esteroides (estradiol, testosterona e progesterona) pode vir acompanhada de sintomas indesejáveis, entre eles aumento de gordura, principalmente na região abdominal.

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação. Ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos.

É preciso procurar um médico e até atendimento de emergência quando o enjoo impede a alimentação adequada e/ou traz outros sintomas como forte dor de cabeça, torcicolo, letargia, vômito com sangue, elevação de pressão arterial, febre, vômito e diarreia combinados e/ou dor abdominal intensa.

Náusea. A náusea costuma ser um dos sintomas físicos da ansiedade mais desconfortáveis. A pessoa ansiosa sente incontrolável vontade de regurgitar quando a ansiedade ataca, mas, como não consegue fazê-lo, fica amuada, sentindo-se mal até a sensação passar. Em muitos casos, a náusea evolui para a gastrite nervosa.

Sentir ânsia de vômito é um sintoma comum, mas isso não significa que ele deve ser ignorado. As causas de enjoo incluem desde alterações benignas até doenças mais graves, sendo considerado um sinal que sempre deve ser investigado.

Embora durante a menopausa a mulher já não consiga produzir óvulos de forma natural, seu útero ainda pode ser viável para abrigar uma gestação. Para tanto, existem duas opções de tratamentos viáveis: utilizar óvulos próprios congelados antes da menopausa ou contar com óvulos doados.