É normal ter cheiro forte nas partes íntimas?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 18 votos

Ter odor na vagina é normal? Sim. Ter odor na vagina é completamente normal e, inclusive, é saudável. Na região vaginal estão presentes lactobacilos que ajudam a proteger o corpo de infecções e que, durante os seus processos de renovação celular, liberam secreções e odores — o chamado cheiro normal da vagina.

Muitas vezes, quando ocorre um desequilíbrio na microbiota vaginal, acaba surgindo um odor um pouco mais forte na região da vagina. Também é possível notar alterações no odor durante o ciclo menstrual, uma vez que a secreção vaginal e o fluxo que provém da descamação da parte interna do útero, se misturam.

Gino-Canesten® Balance é produto para saúde e um tratamento clinicamente comprovado que trata os sintomas da Vaginose bacteriana, como o cheirinho desagradável, já nos 1ºs dias.

Algumas doenças cujo odor podemos sentir

  • Cólera: Cheiro adocicado de fezes.
  • Pneumonia: Respiração cheiro de podre.
  • Fenilcetonúria: Suor e urina mofada.
  • Envenenamento por arsênico: Cheiro de corpo untado com alho.
  • Diabetes: Urina e respiração com cheiro de frutas.
  • Escorbuto: Suor putrefato.

sabonete de glicerina

O sabonete de glicerina é a fórmula mais indicada para acabar de vez com o mau cheiro. A glicerina age promovendo a hidratação e a limpeza da pele, já que tem ação bactericida.

Tipos de mau odor na região íntima e como evitar
O primeiro passo para cuidar da higiene íntima feminina é utilizando produtos de qualidade, como o sabonete líquido Protex Cuidado Íntimo Delicate Care.

Esse sintoma comum tem por característica um cheiro semelhante ao de peixe.

Água e sabonete neutro
Na área externa da vagina, a vulva, basta usar água em temperatura fria ou morna e sabonete próprio para a região ou um sabonete comum preferencialmente líquido, com pouco perfume e sem cor (branco ou transparente).

O corrimento branco e espesso, tipo leite coalhado, está muito associado ao fungo Candida albicans, que causa a candidíase vaginal. Geralmente esse tipo de corrimento aparece de forma abrupta, com bastante coceira, vermelhidão e sensação de queimação na região da vulva e da vagina.

Clindamicina 1% ou eritromicina 2%, sob manipulação em creme, loção ou gel, aplicar duas vezes ao dia, até melhora do odor.

Sabe aquele molhadinho na calcinha no peródo da ovulação ou durante a excitação antes das relações sexuais? Esse é um mecanismo natural do corpo feminino para manter a vagina lubrificada e limpa. Em geral, é transparente, sem cheiro, tem aspectos parecidos com clara de ovo e não exige nenhuma preocupação.

Para saber se seu cabelo cheira mal, lave as mãos com água quente, mas sem usar sabonete. Passe os dedos pelo couro cabeludo várias vezes e, em seguida, leve ao nariz. O odor que você sentir nas pontas dos dedos será bem próximo ao que as outras pessoas sentem.

Dermacyd

O sabonete íntimo Dermacyd é o mais recomendado nas consultas aos ginecologistas e é fácil entender o motivo. O produto possui ácido lático em sua composição, que ajuda a manter a barreira protetora fisiológica vaginal. Além disso, ele é um dos poucos produtos que informa o pH, que fica entre 3 e 5.

Tire os odores em ambientes fechados com vinagre
Além de servir como tempero, o vinagre possui muitas funções e diversas utilidades para melhorar sua rotina. O vinagre branco consegue fazer maravilhas para limpeza de diversos objetos como roupas, azulejos e também tira odores em ambientes fechados.