Como se cuidar na menopausa?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 11 votos

Qualidade de vida na pós-menopausa

  1. Manter uma alimentação equilibrada, preferindo alimentos integrais e naturais em vez de itens industrializados;
  2. Praticar atividade física regular;
  3. Cuidar da saúde mental, ou seja, realizar psicoterapia e meditação para controle do estresse e das emoções.

Dieta na menopausa: bem-estar físico e mental
Então, se você quer passar pelo climatério sem grandes solavancos, reveja seus hábitos. Uma dieta rica em alimentos industrializados e processados, frituras, embutidos, sódio, açúcar e álcool, por exemplo, leva à inflamação crônica do organismo.

A cafeína e o álcool, por exemplo, aumentam as ondas de calor e os suores noturnos. Junto com as comidas picantes, esses alimentos também podem ser gatilhos para as mudanças de humor. Além disso, o álcool também é fator de risco para osteoporose.

Caso você esteja sentindo os sintomas da menopausa, procure um médico ginecologista para verificar a possibilidade de fazer uso de terapia de reposição hormonal. Quando se faz o tratamento de reposição hormonal, os sintomas são tratados e a mulher ganha qualidade de vida.

Tomar chá de cimicifuga (cimicifuga racemosa)
Popularmente conhecida como erva-de-são-cristóvão. Entre suas ações estão a diminuição dos fogachos e o declínio dos níveis de ansiedade, depressão, cefaleia, distúrbios do sono e vertigens. Além disso, ajuda a melhorar a atrofia vaginal, característica do climatério.

  • Soja. Os grãos carregam isoflavona, molécula que, no organismo, têm ação semelhante à do estrogênio, hormônio abundante nas mulheres e que também é fabricado em menor quantidade pelos homens. ...
  • Brócolis e outros crucíferos. ...
  • Grão de bico. ...
  • Castanha-do-pará ...
  • Cereais integrais. ...
  • Carnes magras.

A soja é uma ótima opção entre os alimentos para reposição hormonal natural feminina: ela age de forma similar ao estrogênio, porque possui a substância isoflavona. Você pode, por exemplo, colocar o leite de soja ou a carne preparada com esse grão no seu dia a dia.

Melhores alimentos para aliviar os sintomas da menopausa

  • Morango;
  • Framboesa;
  • Laranja;
  • Limão;
  • Mirtilo (blueberry);
  • Brócolis;
  • Couve-flor.

Além de avaliar os índices hormonais e fazer a reposição necessária, a prática de atividades físicas é um poderoso aliado. Os exercícios aumentam a produção de serotonina, endorfina e testosterona. Por isso, tome atitude! Quanto mais você se movimenta, mais energia tem e melhor será a sua disposição.

As mulheres tendem a ter maior quantidade de gordura na região glútea, obesidade ginóide. Após a menopausa, elas podem ter a gordura na região abdominal aumentada, elevando o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, hipertensão, resistência à insulina e diabetes - explicou.

A menopausa é um processo natural do envelhecimento da mulher. Porém, a queda dos hormônios esteroides (estradiol, testosterona e progesterona) pode vir acompanhada de sintomas indesejáveis, entre eles aumento de gordura, principalmente na região abdominal.

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação. Ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos.

aumento de 41% de derrames cerebrais; aumento de 113% de embolias pulmonares; aumento de 26% de câncer de mama; redução dos riscos de fraturas ósseas em 34%;

Então não desista da sua vida sexual. E apesar das alterações hormonais e da perda da libido, a capacidade da mulher sentir prazer ainda existe, só precisa de um empurrãozinho. As mulheres têm a capacidade de ter orgasmo por toda sua vida, e isso não envelhece.

Alimentos como leguminosas, nozes e sementes, pão integral, frutas, legumes, ovos e leite contêm estrogênios à base de plantas, chamados fitoestrógenos, que podem imitar os estrogênios naturais do seu corpo e ajudar a combater os sintomas de baixo estrogênio.

E para aquelas que atravessam o período da menopausa, os chás também são uma alternativa: “Para fazer a reposição hormonal, a escolha deve ser pelo pé-de-leão, sálvia, agripalma ou árvore-da-castidade. Já para amenizar os sintomas, as opções são o chá verde, ginseng, camomila, erva-de-são-cristóvão e amora”, recomenda.