Como confirmar a menopausa?

Perguntado por: sguimaraes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 5 votos

Veja, a seguir, os principais exames que devem ser realizados.

  1. FSH. Esse é feito com base em amostras de sangue. ...
  2. LH. Assim como o FSH, o LH (Hormônio Luteinizante) é responsável pela ovulação e produção de progesterona. ...
  3. Cortisol. ...
  4. Outros exames de sangue. ...
  5. Ultrassonografia pélvica. ...
  6. Ultrassonografia mamária. ...
  7. Densitometria óssea.

O diagnóstico de menopausa é clínico, baseado na ausência de menstruação por 12 meses, e não requer outros exames para pacientes que se apresentam adequadamente . A terapia de estrogênio é um tratamento eficaz para o tratamento dos sintomas da menopausa, inclusive fogachos, sudorese noturna e sintomas urogenitais.

Se, depois de 12 meses, a pessoa não tiver mais nenhuma menstruação, aquele último dia do ciclo pode ser considerado como o momento da menopausa. Todos aqueles sinais clássicos, como calor, enjoo, ganho de peso, suor e mudanças de humor, acontecem, portanto, antes da menopausa, no período chamado de climatério.

Mulheres na menopausa mantém a concentração alta de FSH, mais uma vez em razão da redução dos hormônios ovarianos. Níveis elevados de FSH e LH também podem ter relação com menopausa precoce, tumores secretores de gonadotrofinas e outros distúrbios hipofisários.

FSH. Esse é feito com base em amostras de sangue. O FSH (Hormônio Folículo-Estimulante) tem como principal função estimular a maturação dos óvulos no período fértil. Os valores variam de acordo com o ciclo menstrual e idade da mulher.

Prolactina. O exame de prolactina, também, detecta mudanças no ciclo menstrual. Esse hormônio é responsável pelo aumento das mamas femininas na puberdade e produção de leite materno na gestação. Então, seu desequilíbrio indica redução da capacidade reprodutiva nas mulheres.

Quais os valores normais de FSH? Nas mulheres pré-menopausa, o FSH é considerado normal até 12 mUI/mL na fase folicular do ciclo menstrual e entre 12 e 25 mUI/mL na fase lútea. Já em mulheres pós-menopausa, o FSH normalmente está acima de 30 mUI/mL. Nos homens, o valor de referência é de até 10 mUI/mL.

Dores da menopausa: para cada dor, um nome
Pode afetar qualquer articulação, mas é mais frequente em joelhos, mãos, coluna vertebral e região coxofemoral. Provoca inchaço, calor, limitação dos movimentos, rangidos e rigidez articular (quando a pessoa fica muito tempo sentada em uma cadeira, por exemplo).

Então não desista da sua vida sexual. E apesar das alterações hormonais e da perda da libido, a capacidade da mulher sentir prazer ainda existe, só precisa de um empurrãozinho. As mulheres têm a capacidade de ter orgasmo por toda sua vida, e isso não envelhece.

Pico ovulatório: entre 7,6 e 89,1 U/L; Fase lútea: entre 0,6 e 14,0 U/L; Menopausa: entre 5,2 e 62,9 U/L.

A menopausa é causada pela redução na produção de hormônios, especificamente o estrogênio. Ele é crucial para todo o ciclo reprodutivo - o desenvolvimento e a liberação de um óvulo dos ovários a cada mês, e pelo processo de tornar mais espesso o revestimento do útero para recepção do óvulo fertilizado.

Só é considerada menopausa quando a mulher fica mais de 1 ano sem menstruar. Por outro lado, alguns fluxos irregulares podem ocorrer.

– Alterações no vigor da pele, dos cabelos e das unhas, que ficam mais finos e quebradiços; – Alterações na distribuição da gordura corporal, que passa a se concentrar mais na região abdominal; – Perda de massa óssea característica da osteoporose e da osteopenia; – Risco aumentado de doenças cardiovasculares.

Na avaliação laboratorial da reserva ovariana, valores menores que 10 mUI/mL sugerem reserva ovariana normal. FSH acima de 10 a 15 mUI/mL parece indicar mau prognóstico para a reprodução assistida.

Se você quiser responder a essa pergunta, considere vários elementos. Um deles, talvez o mais importante, é a data da sua última menstruação; a partir daí, você contará catorze dias: quatro dias antes e quatro dias depois dessa data, é o seu período mais fértil.

A menopausa é um processo natural do envelhecimento da mulher. Porém, a queda dos hormônios esteroides (estradiol, testosterona e progesterona) pode vir acompanhada de sintomas indesejáveis, entre eles aumento de gordura, principalmente na região abdominal.