O que é o capitalismo monopolista?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

O capitalismo financeiro, ou monopolista, tem como objetivo a obtenção de lucro por meio dos ativos financeiros, investimentos e especulação. Caracteriza-se pela integração entre as grandes empresas e o mercado financeiro, com a maior atuação dos bancos e das bolsas de valores.

Capitalismo Monopolista – é a fase do sistema capitalista caracterizada pelo crescimento da especulação financeira em torno de ações de empresas, juros, títulos de dívidas e outras formas de crédito que se transformaram em mercadorias, sendo comercializadas como tais.

As principais características do capitalismo financeiro ou monopolista são: Período a partir do século XX; Monopólio dos bancos; Capital especulativo (investimentos desconectados da produção);

O monopólio significa o controle exclusivo de um mercado, produto, negócio ou prática econômica que garante vantagens para quem o detém.

A partir de 1870 surge uma nova forma de Capitalismo, o capitalismo financeiro ou capitalismo monopolista, esse surgimento foi uma das principais mudanças econômicas da História Contemporânea.

O capitalismo financeiro se inicia no século XX, depois do final da Segunda Guerra Mundial. Essa nova fase tem seu início quando bancos e empresas se unem para obter maiores lucros. É nesse momento que surgem as empresas multinacionais e transnacionais, e se fortalecem as práticas monopolistas.

século XIX à década de 1950. Em seguida, a irrupção do capitalismo monopolista é marcada pela reorganização do mercado e do sistema de produção, através das operações comerciais, financeiras e industriais dos monopólios e oligopólios.

Na aparência, o desenvolvimento do capitalismo monopolista de Estado apresenta-se como uma intervenção do Estado na economia para "controlá-la" e "coordená-la". Nas condições do imperialismo, o Estado burguês oprime as massas trabalhadoras e levanta, sob forma de impostas, consideráveis meios financeiros.

O capitalismo financeiro é também chamado de “monopolista” em razão de nele terem surgido as grandes empresas internacionais que, basicamente, atuam na compra de ações de empresas concorrentes de menor porte, o que as permite controlar e monopolizar (ou oligopolizar, conforme o caso) vários setores do mercado.

As consequências do capitalismo monopolista ou financeiro
Uma instituição passa a controlar a oferta para atrair como única fornecedora de demanda. Exemplo disso é a Ambev com as cervejarias. Além de ocorrer o holding, outro fenômeno recorrente dentro do capitalismo monopolista é a formação de oligopólios (truste).