O que é a manufatura digital?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

A manufatura digital é o uso de um sistema integrado, baseado em computador, que consiste em simulação, visualização 3D, análises e ferramentas de colaboração para criar definições de processos de manufatura e produto simultaneamente.

Para se ter uma ideia, esse tema começou a ganhar corpo em 2010, nos Estados Unidos e na Alemanha. O termo geralmente aparece associado à Indústria 4.0 e à Internet das Coisas.

O que é manufatura? Manufatura quer dizer "fazer com as mãos" — o que abrange todos os trabalhos manuais. Seu significado sofreu uma adaptação na revolução industrial, quando as máquinas possibilitaram a produção em série, alterando a lógica de fabricação.

A Manufatura Digital é o processo de utilizar dados de software para executar o processo de produção em uma máquina de manufatura aditiva, que produz peças prontas para o uso.

Entre as principais aplicações para a Manufatura Digital pode-se destacar:

  • Planejamento, Simulação e Validação de Layout de Fábricas. clique para ampliar Manufatura Digital: (Foto: SIEMENS PLM) ...
  • Planejamento, Simulação e Validação de Linhas de Produção. ...
  • Planejamento, Simulação e Validação de Operações Humanas.

A Indústria 4.0 tem impacto significativo na produtividade, pois aumenta a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, além de propiciar a integração do Brasil em cadeias globais de valor. Além disso, implicará em transformações na gestão empresarial, principalmente em dois aspectos.

As tecnologias de Manufatura Aditiva
Contudo, as tecnologias mais difundidas hoje são: FDM, SLA e SLS. Essas três tecnologias juntas representam cerca de 95% do mercado de manufatura aditiva, sendo a tecnologia FDM a mais difundida entre todas elas.

Reduz custos de comissão através de simulação ao validar a robótica e os programas de automação virtualmente. Ajuda a criar modelos de fábrica mais rapidamente e a garantir que eles sejam operados com layout, fluxo de material e rendimento ideais antes do aumento da produção.

Primordialmente, o objetivo da manufatura nada mais é do que a transformação de matérias-primas em um único produto, como tijolos, papel, cerâmica, vidro, entre outros.

Como você pôde ver na matriz que apresentamos, os tipos de processos em manufatura podem ser classificados em 5 grupos principais:

  • Processos por projetos. ...
  • Processos de Jobbing ou Job Shop. ...
  • Processo repetitivo em lote ou bateladas. ...
  • Processo repetitivo em massa. ...
  • Processo contínuo.

Manufatura significa obra feita à mão.
No processo manufatureiro vigora a divisão do trabalho, onde cada operário realiza uma operação utilizando instrumentos individuais. A manufatura sucedeu o artesanato, no século XV, como forma de produção e organização de trabalho.

Uma das principais desvantagens da manufatura aditiva é que as peças geralmente não têm resistência, resistência ao calor ou acabamento superficial necessário para as peças finais. Processos aditivos geralmente resultam em minúsculos poros nas superfícies.