Qual é o tipo de trabalho dos imigrantes?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

São elas: pesquisa, ensino ou extensão acadêmica, férias-trabalho, atividade religiosa, serviço voluntário, atividades com relevância econômica, social, científica, tecnológica ou cultural, ou atividades artísticas ou desportivas com contrato por prazo determinado, desde que o imigrante tenha o pedido solicitado por ...

Os imigrantes podiam trabalha em marcenarias, alfaiatarias, sapatarias. Podiam também trabalhar como pedreiros, carpinteiros, eletricistas dentre outros.

Além disso, muitos imigrantes deixaram as lavouras e se tornaram marceneiros, ferreiros, alfaiates, padeiros, comerciantes, entre outros ofícios, e todo este movimento favoreceu a construção de calçadas e praças nas cidades e o crescimento de indústria, comércio e serviços.

Nesse caso, as atividades predominantes eram o trabalho no campo da agricultura e pecuária. Temos também a imigração de italianos que, ao chegarem ao Brasil, se instalaram predominantemente na cidade de São Paulo, visando preencher o comércio local e completar a mão de obra na indústria.

O que é ser Imigrante:
Imigrante é aquele que imigra, ou seja, aquele que entra em um país estrangeiro, com o objetivo de residir ou trabalhar. O imigrante é visto pela perspectiva do país que o acolhe, é o indivíduo que veio do exterior.

Ela se dá por motivações econômicas, políticas, culturais e naturais. No geral, os imigrantes buscam por meio desse processo uma melhor condição de vida.

Os primeiros imigrantes chegaram ao Brasil para trabalhar em sistema de parceria nas lavouras de café.

No trabalho rural os imigrantes trabalhavam nas grandes terras plantando e colhendo café, que era a principal atividade brasileira da época. Já na cidade os imigrantes trabalhavam com a indústria, possui condições precárias e se decepcionavam cada vez de terem vindo para o Brasil.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, os maiores fluxos migratórios para o Brasil aconteceram da Venezuela, Haiti, Bolívia, Colômbia e Estados Unidos. O país registrou um aumento de 24,4% de novos imigrantes entre 2011 e 2020.

b) condições de vida precárias: muitos dos estrangeiros no Brasil sofrem com as precárias condições de vida que aqui encontram, sobretudo no momento em que chegam, quando ainda não dispõem de emprego, moradia, comida e dinheiro, além de sequer conhecerem o idioma português.

Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).

Os primeiros imigrantes: imigrantes ricos, degredados, cristãos-novos e ciganos. Entre os primeiros portugueses a chegarem no Brasil, estavam os imigrantes mais abastados que aqui se fixaram principalmente em Pernambuco e na Bahia.