O que é emigração brasileira?

Perguntado por: umoura . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.3 / 5 15 votos

A EMIGRAÇÃO de brasileiros significa algo novo para um país formado historicamente como área de destino para imigrantes. Mais que uma mudança exclusivamente demográfica, essa transição representa um fato social e político que vem sendo progressivamente reconhecido.

Imigração Atual
As principais levas de imigrantes recebidas hoje são de haitianos, bolivianos e refugiados de guerra, como os sírios, senegaleses e nigerianos.

Emigração significa deixar o local de origem (a pátria) com intenção de se estabelecer em um país estranho. Um indivíduo que se encontra nesta situação é denominado na sua pátria por emigrante.

Diversas causas podem estar associadas a esses deslocamentos, como a busca por trabalho, melhor colocação profissional e melhores condições de vida; desastres naturais e situações climáticas extremas; crises políticas e socioeconômicas; e perseguições étnicas e religiosas.

A emigração ocorre quando uma pessoa ou grupo deixa seu país para se instalar em outro. Por exemplo: Meus avós emigraram de Portugal.

No século XVIII, ocorreu, também, a emigração de grupos oriundos de camadas sociais pobres. Dois acontecimentos propiciaram a vinda desses grupos para o Brasil: a revolução agrícola na região do Minho.

Principais causas da emigração
Ela ocorre por diversos motivos, sendo que os principais são: busca de melhores condições de vida, procura de emprego, fuga de uma área de desastre natural ou existência de guerras.

Um emigrante é uma pessoa que deixou o seu país natal, um imigrante entrou em um país estrangeiro e um migrante que se desloca de um local para o outro. Compreender as diferenças entre emigrantes, imigrantes e migrantes é importantíssimo para melhor compreender a migração e das pessoas que a compõem.

Emigrante, imigrante e migrante são conceitos relacionados, mas com focos diferentes. Enquanto um emigrante deixa seu país de origem e um imigrante chega a um novo país, um migrante é alguém que se desloca entre lugares.

Dentro do território nacional, há dois tipos de migração regional: a migração intra-regional e a migração inter-regional. A migração intra-regional é aquela em que o indivíduo se desloca dentro do próprio estado que vive. Já a migração inter-regional é quando o deslocamento é para outro estado do país.

Quando a emigração significa a perda de trabalhadores adultos qualificados, de técnicos e cientistas de alto nível, são grandes os prejuízos para o país emigratório, ao passo que, para os países imigratórios, as vantagens econômicas são enormes, pois estão recebendo indivíduos prontos para produzir sem que tenham ...

Emigração: é a saída de um indivíduo de um determinado território. O processo de emigração se dá quando uma pessoa sai do seu local de origem, por razões diversas, para estabelecer moradia em outro território.

A emigração pode ocasionar certas mudanças nos hábitos dos emigrantes como: o regime alimentar, consumo de álcool e cigarros e atividades físicas que podem ter conseqüências diretas em sua saúde física. Isto pode ocasionar mudanças nos padrões de morbidade.

Migração externa ou internacional: deslocamentos entre países, chamada também de imigração. Migração interna: aquela que acontece dentro das fronteiras de um mesmo país. Migração inter-regional: fluxo que se dá entre diferentes regiões dentro de um mesmo país.

Emigração como o movimento de saída de um país ou região para outro(a), caso já tenham estudado migração, é válido contrapor com o termo imigração que é o movimento de chegada em outro país ou região.