O que diferencia a manufatura da indústria moderna?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

A diferença entre artesanato manufatura e industria moderna está no fato de que no trabalho artesanal o artesão criava uma peça ou objeto desde o início ao fim, enquanto que na manufatura havia a especialização e a divisão do trabalho em atividades manuais.

Por exemplo uma indústria automobilística onde ferro e outros materiais são transformados em carro. Geralmente utiliza-se máquinas, mas pode ser uma atividade artesanal. Já a manufatura é o processo de produção em si, por exemplo a esteira de montagem de um carro em uma indústria, a manufatura é o processo em si.

A manufatura, como você já sabe, é a transformação de matéria-prima em produtos, por meio de processos industriais. Mas, hoje em dia, esse conceito é mais voltado para a produção em larga escala. Já o artesanato diz respeito a trabalhos manuais, feitos individualmente por pessoas, para a fabricação de uma peça única.

O trabalho exclusivamente manual foi substituído pelo uso de máquinas, resultando na produção de maior quantidade de produtos em tempo menor. Além das máquinas, a manufatura passou a caracterizar-se pela utilização do trabalho em série (por etapas) e especializado (cada trabalhador executava uma ação).

Artesanal – o que é feito sem recurso a meios sofisticados ou a técnicas elaboradas ou industriais. Os alimentos industriais por sua vez, tem sua produção em larga escala. Além disso, com amplo uso de maquinário, com ingredientes de menor qualidade e aditivos, como conservantes e corantes.

Indústrias modernas – dotadas de recursos tecnológicos mais avançados e por um nível de automação maior que o das indústrias tradicionais, consequentemente há redução de mão de obra em relação às indústrias tradicionais. Exigem mão de obra com qualificação na maior parte do processo produtivo.

Manufatura é uma forma de transformação de matéria-prima em produto final a ser comercializado. Nascida no século XV, é a prática que antecedeu a indústria, estruturando as ações de uma forma mais próxima do que a praticada no século XIX. Ainda que não com a mesma velocidade.

Na manufatura, a organização do processo de trabalho é puramente subjetiva, uma combinação de trabalhadores parciais. No sistema de máquinas, tem a indústria moderna o organismo de produção inteiramente objetivo que o trabalhador encontra pronto e acabado como condição material da produção.