Quais são as diferenças entre monopólio é monopólio natural?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

O monopólio natural está presente em boa parte da vida das pessoas e são, no geral, bens públicos. Ainda, ele difere do monopólio mais comum, visto como um malefício para a economia.

Uma indústria é um monopólio natural quando uma só empresa consegue ofertar um bem ou serviço a um mercado inteiro a um custo menor do que duas ou mais empresas. Um monopólio natural surge quando há economias de escala para toda a faixa relevante de produção.

Uma indústria é um monopólio natural quando uma única firma pode oferecer um bem ou serviço para todo um mercado a um custo menor que duas ou mais empresas. Um monopólio natural surge quando existem economias de escala sobre uma faixa relevante da produção.

Enquanto existem leis que buscam impedir a formação de monopólios no mercado, o monopólio natural é normalmente permitido, considerando que uma única empresa seja capaz de fornecer o produto ou serviço a um custo menor do que qualquer concorrente e no volume necessário para atender todo o mercado.

O monopólio natural ocorre quando é mais barato atender o consumidor por um único prestador do serviço e não pela competição entre fornecedores. É o caso de serviços de rede que demandem vultosos investimentos. Por exemplo, água ou gás canalizado.

Monopólio é a exploração sem concorrente de um negócio ou indústria, em virtude de um privilégio. É a posse ou o direito em caráter exclusivo. Ter o monopólio é possuir ou desfrutar da exploração de maneira abusiva, é vender um produto ou serviço sem concorrente, por altos preços.

Os principais são:

  • Monopólio Comercial;
  • Monopólio Governamental;
  • Monopólio Artificial;
  • Monopólio Temporário;
  • Monopólio Natural.

Monopólio Natural
Quando os custos unitários de produção são decrescentes até volumes de produção elevados face à dimensão da procura, a existência de uma única empresa pode ser a única solução para as empresas não terem prejuízos.

Resumidamente, o mesmo autor diz que o conceito de monopólio natural descreve que a uma dada tecnologia da indústria ou características do serviço e com produto único, o consumidor pode ser atendido por uma única empresa que opera a um custo mínimo ou receita líquida máxima.

Significado de Monopólio
substantivo masculino Controle que uma empresa ou indivíduo exerce, sem concorrência, sobre venda ou oferta de um produto, aumentando exageradamente o seu preço. Poder, domínio, controle absoluto do mercado por uma única empresa ou organização.

O monopólio é um mercado no qual existe apenas um vendedor, mas muitos compradores. O monopsônio é exata- mente o oposto: um mercado com muitos vendedores, mas apenas um comprador.

Num monopólio em sentido estrito só existe um vendedor no mercado que monopoliza o mercado e fixa os preços. Por seu lado, os oligopólios são constituídos por um pequeno número de empresas que dominam o mercado. Estes grupos podem chegar a pactuar aumentos de preços, o que é contrário aos interesses dos consumidores.

Monopólio no Brasil atual
A legislação comercial brasileira proíbe a criação de monopólios e práticas monopolistas nos diversos setores da economia. Existem dispositivos legais para evitar o domínio de uma empresa sobre a comercialização de um determinado produto ou serviço.