Quem inventou monopólio?

Perguntado por: ibrites . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

A primeira patente do antecessor do famoso Monopoly data de 1903, mas já havia registos do jogo em 1902. Foi criado por Elizabeth “Lizzie” Magie, ativista política e atriz, que era apoiante de Henry George, o economista responsável pela teoria do imposto único.

  • Elizabeth J. Magie Phillips
  • Charles Darrow
  • Fred Thun
  • Louis Thun

O monopólio na História
Os monopólio econômicos existem desde a antiguidade, assim como as práticas de regulamentação de ofertas de bens, preços e salários por instituições. O crescimento e avanço industrial de países europeus como a Inglaterra, Alemanha e França no século XIX gerou a concentração de capital.

1903

Hoje conhecido como Monopólio, foi criado em 1903 por Elizabeth Magie e patenteado em 1904 nos Estados Unidos (EUA), na altura com o nome "Landlords Game", escreve o El Confidencial. Em Cuba, por exemplo, o Monópolio chama-se "Dívida eterna".

O passatempo é composto por 1 tabuleiro, 8 peças, 28 títulos de posse, 16 cartas “Sorte”, 16 cartas “Cofre”, 32 casas, 12 hotéis, 2 dados e dinheiro de brinquedo.

O monopólio ocorre quando apenas uma empresa fornece produtos ou serviços para seus consumidores sem concorrência, fato que pode gerar vantagens competitivas.

Monopólio é o controle exclusivo por parte de uma empresa no comércio ou produção de algum bem ou serviço. Monopólio é uma situação econômica em que uma única empresa controla a produção e comercialização, ou apenas uma destas atividades, de um determinado produto ou serviço.

A lei 8137/90 considera como crime contra a ordem econômica o acordo entre empresas com objetivo de fixar artificialmente os preços ou quantidades dos produtos e serviços, de controlar um mercado, limitando a concorrência. Prevê, para a prática, pena de dois a cinco anos de reclusão e multa.

Significado de Monopólio
substantivo masculino Controle que uma empresa ou indivíduo exerce, sem concorrência, sobre venda ou oferta de um produto, aumentando exageradamente o seu preço. Poder, domínio, controle absoluto do mercado por uma única empresa ou organização.

Assim como os monopólios, as práticas de regulamentação de ofertas de bens, preços e salários, os oligopólios existem desde a antiguidade. Entretanto, foi com o crescimento industrial na Europa no final do século XIX e com a acumulação de capital dele decorrente que os oligopólios se tornaram mais comuns.

Exemplos de Monopólio
Temos como exemplo de monopólio regulamentado o caso da Petrobrás no Brasil. A empresa atua em toda a cadeia de óleo e gás, sendo ao mesmo tempo detentora de poços de petróleo, refinarias e também distribuidoras.

1997

Na prática porque, formalmente, o monopólio da Petrobras (PETR3 e PETR4) na exploração e do refino de petróleo foi quebrado em 1997, mas o controle da empresa sobre o setor persistiu ao longo das décadas.

Rich "Uncle" Pennybags, dentro na marca Monopoly, em sua versão atual.

No Brasil, o jogo começou a ser vendido em 1944 com o nome de Banco Imobiliário pela Estrela, em parceria com a Hasbro, dona do jogo. As duas empresas encerraram a parceria, e a Estrela lançou uma nova versão do jogo, “abrasileirando-o”, enquanto a Hasbro decidiu vendê-lo no país com o nome Monopoly.

O Estado concentrou todo o poder em suas “mãos”, amparado pelo direito racional e por leis estatuárias. Com isso, centralizou o monopólio legítimo da violência, pois a coação é um meio normal ou o único para se manter forte diante de todos, uma vez que o que está em jogo é o poder.

Quais os principais tipos de monopólio?

  • Monopólio Natural. Característico de setores que exigem grandes investimentos em infraestrutura como energia elétrica, exploração de petróleo e gás, saneamento, entre outros. ...
  • Oligopólio. Um pequeno grupo domina o mercado. ...
  • Concorrência monopolística.