O que é febre reumática?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Doença inflamatória que ocorre após um episódio de amigdalite bacteriana provocada por Streptococcus, tratada inadequadamente. Pode atingir as articulações, o coração e o cérebro, deixando seqüelas cardíacas graves, com conseqüências por toda a vida e podendo levar à morte.

Quais são as manifestações da Febre Reumática? A manifestação mais freqüente é a artrite que se caracteriza por dor intensa, que dificulta o caminhar, e por inchaço e calor discretos. As articulações mais acometidas são os joelhos e tornozelos.

Ela geralmente acontece depois de uma amigdalite que não teve um tratamento adequado, onde geralmente é causada pelo Streptococcus pyogenes. Essa febre é bem comum em crianças e adolescentes até os 15 anos de idade, mas, também acomete pessoas de demais faixas etárias.

Na maioria dos casos de febre reumática, o episódio agudo dura em torno de 6 semanas. Em 90% dos casos, os sintomas desaparecem em no máximo 3 meses. A coréia de Sydenham costuma melhorar em 3 a 4 meses, porém, alguns em alguns pacientes podem levar até 2 anos.

Sintomas de febre reumática

  1. Dor articular.
  2. Febre.
  3. Dor torácica ou palpitações causadas por inflamação cardíaca (cardite)
  4. Movimentos espasmódicos e incontroláveis (coreia de Sydenham)
  5. Erupção cutânea.
  6. Pequenas elevações (nódulos) sob a pele.

Quais são as causas do reumatismo? As principais causas do reumatismo associam-se ao desgaste natural dos tecidos ou dos órgãos. Nessas situações, o reumatismo muscular, nas articulações, tendões, ossos ou em qualquer sistema do organismo são quadros ligados ao avanço natural da idade.

A prevenção da doença baseia-se no tratamento adequado da faringoamigdalite estreptocócica, preferencialmente com a penicilina G benzatina. Uma grande notícia é o recente desenvolvimento de uma vacina contra o Streptococcus sp.

Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).

É preciso comprovar que os sintomas dessa doença estão tornando o (a) segurado (a) incapaz para exercer até atividades rotineiras e, também está impossibilitando a sua atividade laboral.

A febre reumática pode causar danos permanentes ao coração, incluindo válvulas cardíacas danificadas e insuficiência cardíaca. O tratamento da fase aguda da doença, deve ser realizado por um médico reumatologista, pode aliviar a dor, reduzir os danos causados pela inflamação e prevenir sua recorrência.

Os fatores de risco genéticos do hospedeiro incluem o D8/antígeno celular 17 B e certos antígenos de histocompatibilidade classe II. Desnutrição, superpopulação e baixas condições socioeconômicas predispõem a infecção estreptocócica e subsequentes episódios de febre reumática.

Difere da artrite existente na febre reumática aguda (FRA), que afeta principalmente grandes articulações. Na ARPE, são afetadas grandes e pequenas articulações e o esqueleto axial. Geralmente dura mais tempo do que a FRA — cerca de 2 meses, por vezes mais.

Manchas avermelhadas na pele (eritema marginado); Nódulos subcutâneos; Febre baixa (37,5º C);