O que é fobia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 12 votos

Fobia é um tipo de perturbação da ansiedade caracterizado por medo ou aversão persistente a um objeto ou uma situação. Nomeadamente, chegam a causar um tal medo esmagador e debilitante desse algo, que leva a que o indivíduo fóbico organize a sua vida baseado na evicção daquilo que lhe causa esse medo.

O que é fobia? A fobia é um tipo de transtorno de ansiedade caracterizado pelo medo irracional de uma situação, atividade, lugar, objeto ou animal, mesmo que isso não represente qualquer perigo. Ou seja, a ansiedade que uma pessoa fóbica sente é desproporcional à circunstância em si.

Nas fobias específicas, diante de um objeto ou situação fóbica, as pessoas podem apresentar sintomas como taquicardia, sudorese, náuseas, tremores, alterações de pressão arterial, comportamento de paralisia ou fuga. Nos casos de fobia em relação a sangue, ferimentos ou injeções, também é comum ocorrerem desmaios.

O limite entre medo e fobia está na intensidade em que eles aparecem. O medo é uma sensação de receio e ansiedade frente a uma situação de perigo, uma resposta bioquímica do corpo que funciona como um instinto de sobrevivência. Já a fobia é um medo específico, intenso e muitas vezes irracional e que pode paralisar.

As causa da fobia normalmente são desconhecidas, mas estudos comprovam que algumas estão relacionadas com: fatores genéticos ou histórico familiar; experiências que podem ser traumáticas (histórico de vida do paciente).

As fobias são tratadas com uma combinação de terapia e medicamentos. Se você estiver interessado em encontrar tratamento para sua fobia, marque uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra, que são profissionais de saúde mental qualificados.

Sessões de Psicoterapia
Conversar com um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a controlar sua fobia específica. A terapia de exposição e a terapia cognitivo-comportamental são os tratamentos mais eficazes. A terapia de exposição se concentra em mudar sua resposta ao objeto ou situação que você teme.

O medo é uma sensação de receio e ansiedade frente a uma situação de perigo, enquanto a fobia é um medo específico, intenso e muitas vezes irracional e que pode paralisar. Quando expostos aos objetos que causam a fobia, os indivíduos podem sentir falta de ar, taquicardia, tremedeira e ataques de pânico.

A fobia consiste em um transtorno mental ansioso, que pode, inclusive, chegar ao ponto de incapacitar o indivíduo. Enquanto o medo é uma resposta a algo real, a ansiedade fóbica resulta de uma ameaça interna, vaga, conflituosa ou desconhecida.

A fobia é caracterizada como um tipo de transtorno de ansiedade. Ou seja, quando há um medo intenso a ponto de causar crises de pânico, estamos falando de um caso de fobia.

Pessoas que apresentam fobia, muitas vezes, sabem que seu medo é desproporcional, entretanto, não conseguem lidar com tal situação. Diante disso, pessoas com fobias tentam ao máximo não se expor a situações que lhes causem medo. Podemos classificar as fobias em: fobias específicas, fobias sociais e agorafobia.

As 5 fobias mais comuns

  1. 1 – Fobia social. O transtorno de ansiedade social, também chamado de fobia social ou sociofobia, é o medo irracional de ser julgado, analisado e rejeitado em situações de interação social. ...
  2. 2 – Claustrofobia. ...
  3. 3 – Agorafobia. ...
  4. 4 – Aracnofobia. ...
  5. 5 – Acrofobia. ...
  6. 5 sinais de que você é nervoso demais.

Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar. Os sintomas, nesse caso, não se manifestam apenas durante um voo, podendo ser iniciado ainda quando a pessoa percebe a necessidade de voar para participar de algum evento social ou uma viagem de lazer.

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia – Wikipédia, a enciclopédia livre.