O que é gastrosquise?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 15 votos

É a protrusão das vísceras abdominais através de toda a espessura de um defeito da parede abdominal de espessura total, geralmente à direita da inserção do cordão umbilical. (Ver também Visão geral das anomalias gastrointestinais congênitas. leia mais .)

A gastrosquise não tem uma causa estabelecida para seu desenvolvimento, havendo algumas teorias que apontam seu surgimento. Porém, existem fatores durante a gestação que podem contribuir no desenvolvimento do quadro, como: Tabagismo e consumo de bebidas alcóolicas; Gestantes com idade inferior a 20 anos.

A gastrosquise é uma condição caracterizada pela malformação da parede abdominal do bebê durante o desenvolvimento no útero. Uma doença séria e rara, que acomete diversas crianças, exigindo um tratamento intenso logo após o nascimento.

Outras sequelas comuns na gastrosquise são restrição de crescimento (30 a 60% dos casos), prematuridade (30 a 50% dos casos) e óbito fetal (3 a 6% dos casos). A gastrosquise classifica-se em: simples e complexa baseada na ausência ou presença de atresia, estenose, perfuração, necrose, malrotação e volvo.

A gastrosquise é um defeito congênito da parede abdominal do bebê, em sua porção próxima ao umbigo, que cursa geralmente com a saída de conteúdo intestinal pelo orifício, que fica exposto ao líquido amniótico durante a gravidez.

“Na Gastrosquise, os músculos e a própria pele da parede abdominal do feto não se fecham completamente. Dessa forma, permitem que parte do intestino e mesmo de outros órgãos, como o estômago e bexiga, fiquem expostas ao líquido amniótico e, posteriormente, ao ambiente pós-parto, sem proteção.” – Dra.

O bebê que tem gastrosquise nasce com o intestino para fora da cavidade abdominal e necessita de tratamento logo após o nascimento. Esse tipo de defeito do fechamento da parede abdominal ocorre em 1 a 5 bebês a cada 10 mil bebês nascidos vivos.

A posição do defeito de parede abdominal.. a gastrosquise fica lateral a cicatriz umbilical (em geral a direita) enquanto a onfalocele é um defeito de linha media.

O médico do Hospital São Luiz afirma que é assim que deve ser feito, já que não há outra opção de tratamento. Além disso, é indicado que o parto de um bebê com gastrosquise seja cesárea.

A gastrosquise pode ser diagnosticada ainda na gestação por meio do ultrassom obstétrico e com mais detalhamento pelo ultrassom morfológico, que revela a anatomia do bebê. Segundo a médica, a causa para a malformação ainda é controversa, entretanto é mais comum que ocorra em mulheres com menos de 20 anos.

A gastrosquise, uma malformação da parede abdominal que acontece entre a 4ª e a 10ª semana de gestação, consiste em uma abertura no abdome do feto – geralmente do lado direito do cordão umbilical –, pela qual as alças intestinais e, em alguns casos, o estômago, ou outro órgão da cavidade abdominal se exteriorizam.

Modelo falou sobre o estado de saúde da filha Aurora, que nasceu com malformação gastrointestinal congênita. Cintia Dicker abriu o coração sobre o período de licença-maternidade, nos cuidados sobre a filha, Aurora, fruto do relacionamento com Pedro Scooby, nascida em dezembro do ano passado.