O que é giardíase?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Você já ouviu falar de giardíase? É uma infecção. intestinal causada por um parasita encontrado em. água suja.

Quando apresenta sintomas, estes geralmente são diarréia e dor na região abdominal. Quando a infecção por este protozoário se torna crônica, ela geralmente apresenta sintomas como fezes amolecidas e gordurosas, distenção abdominal, flatulência e anorexia (que pode gerar perda de peso e anemia).

Como já dito, a giardíase é transmitida pela via fecal-oral. Qualquer situação na qual os cistos de Giárdia liberados nas fezes alcancem a boca de outras pessoas, causará a contaminação. Alguns exemplos: Beber ou banhar-se em águas contaminadas (leia: Doenças transmitidas pela água).

Quais os sintomas da giardíase?

  • Diarreia, que pode ser aguda (duração de poucos dias) ou crônica (mais do que quatro semanas de duração);
  • Dores abdominais e de estômago;
  • Distensão abdominal ("barriga inchada");
  • Flatulências;
  • Fezes de aspecto gorduroso;
  • Náuseas e vômitos.

Os sintomas de giardíase geralmente duram de duas a quatro semanas, mas em algumas pessoas podem permanecer por mais tempo. Algumas pessoas com giardíase não desenvolvem sintomas, mas ainda carregam o parasita e podem espalhar a doença por meio das fezes.

O tratamento de primeira escolha pode ser feito com nitroimidazólicos como Metronidazol, Secnidazol e Tinidazol, com eficácia superior a 90%. O Metronidazol é disponível em suspensão oral de 40mg/mL, deve ser utilizado 15mg/kg/dia, dividido em 2 ou 3 vezes, por 5 dias, com dose máxima de 250mg/dose.

O principal diagnóstico é feito por meio do exame parasitológico de fezes. Geralmente, devem ser colhidas 3 amostras em dias alternados. Isso porque os protozoários não são eliminados em todas as evacuações.

A giárdia canina prejudica o intestino do animal causando diarreia, vômito e falta de apetite. Causada por parasita, a giárdia canina prejudica o trato intestinal, trazendo desconforto ao animal. Geralmente, o primeiro sintoma da doença é a diarreia, que, embora comum, não deve ser banalizada.

Uma das medidas de controle mais indicada na Giardíase Canina é a limpeza e a descontaminação do ambiente onde vivem os cães, utilizando preferencialmente produtos à base de amônia quaternária. Recomenda-se também o tratamento dos animais infectados.

A giardíase é um tipo de infecção que afeta o intestino delgado.