O que é granuloma?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 7 votos

Um granuloma é uma coleção localizada de células inflamatórias crônicas, com a presença de células epitelioides e células gigantes multinucleadas. Pode haver necrose de caseificação ou reação do tipo corpo estranho (p. ex., ovos na esquistossomíase).

Granuloma de corpo estranho é o resultado da reação a um material inerte que entra no corpo humano, geralmente através da pele. Existem materiais inertes que podem causar essa reação, como pequenas farpas de madeira, fibras de metais e fios de sutura usados em cirurgias.

O granuloma é uma reação inflamatória e se forma com o objetivo de conter o agente agressor, uma vez que não consegue eliminá-lo. Com isso, inúmeras células são recrutadas para o local onde o agente agressor está.

Os granulomas são típicos dos mecanismos de reação de hipersensibilidade, especificamente a hipersensibilidade tardia ou, também chamada do tipo IV e muitas são as causas da sua formação, desde agentes etiológicos como fungos, bactérias, vírus e protozoários ou mesmo substâncias inertes, por exemplo, um fio de sutura.

Granuloma anular é uma doença crônica, benigna, idiopática, caracterizada por pápulas ou nódulos, que se expandem perifericamente, formando um anel ao redor de pele normal ou levemente deprimida. O diagnóstico baseia-se em avaliação clínica e, às vezes, biópsia.

O tratamento deve ser feito com a remoção da lesão por meio cirúrgico (excisão e sutura; eletrocirurgia), físico (criocirurgia com nitrogênio líquido) ou químico (cauterização química com ácido tricloroacético).

O mais comumente utilizado é o tratamento destrutivo do granuloma piogênico, que pode ser feito por cirurgia ou cauterização química (quando aplicam-se ácidos para destruir a lesão). Para lesões maiores, pode ser indicada a eletrocoagulação, um processo que carboniza a lesão com o auxílio de um aparelho.

O granuloma tipicamente é uma lesão em que se encontra uma concentração de macrófagos rodeados por linfócitos, quando não é possível digerir o agente, seja inanimados e inertes (corpos estranhos) ou animados de baixa virulência e grande resistência (imunogênicos).

O que não fazer com o granuloma
Cutucar ou espremer; Furar a bolinha; Remover a joia; Girar o piercing.

Os granulomas são considerados uma das principais complicações periestomia, pois podem causar infecção, desconforto a manipulação, ou interferir na substituição do dispositivo/cateter em gastrostomia, traqueostomia, nefrostomia ou na aderência do equipamento nas estomias urinárias e intestinais, causando ...

O nitrato de prata pode ser prescrito (por profissional habilitado) para o tratamento de granuloma umbilical de recém-nascido, na forma de bastão ou solução aquosa manipulada a 10%, com aplicação de 1 a 2 vezes por semana, durante 2 a 3 semanas.