O que é giardia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 19 votos

A giardíase é uma infecção do intestino delgado causada pelo parasita Giardia, um protozoário unicelular. Os principais sintomas são cólicas abdominais e diarreia. As pessoas podem ter cólicas abdominais, gases, eructação, diarreia, enjoo e sentir-se cansadas.

Descrição: Infecção causada pelo protozoário Giárdia lamblia, que pode se apresentar tanto na forma de cisto quanto na forma de trofozoíto. Causa: Sua forma de infecção se dá pelo contado direto ou indireto com as fezes de pessoas infectadas.

Um dos principais problemas da infecção pela Giárdia é a síndrome de má absorção, caracterizada clinicamente pela perda de peso e esteatorreia. O paciente com giardíase apresenta dificuldade em digerir gorduras, carboidratos e vitaminas. Até 40% dos pacientes desenvolvem intolerância à lactose.

Sintomas

  • Cólicas abdominais;
  • Flatulência;
  • Distensão abdominal;
  • Náuseas;
  • Eliminação de fezes gordurosas e fétidas;
  • Perda de peso;
  • Diarreia.

O contágio ocorre quando há a ingestão de água ou alimentos contaminados pelos cistos ("ovos") do protozoário.

Para giardíase sintomática, pode-se usar tinidazol, metronidazol, o nitazoxanida. Resistência e falhas do tratamento podem ocorrer com qualquer um deles. O tinidazol é tão eficaz quanto o metronidazol, mas o tinidazol é mais bem tolerado e administrado como dose única desta maneira: Adultos: 2 g, por via oral, 1 vez.

Mais frequentemente, os sintomas começam 7 a 14 dias após a exposição à giárdia e podem durar, sem tratamento, cerca de 4 a 6 semanas. Uma amostra de fezes de seu filho precisa ser examinada para constatar a presença de Giardia lamblia.

Essas fezes também podem estar moles a aquosas, com uma tonalidade esverdeada e, ocasionalmente, com sangue vivo. Podemos ter a presença de muco. Lembrando que nem todas as fezes com muco e sangue são características de giárdia.

O tratamento de primeira escolha pode ser feito com nitroimidazólicos como Metronidazol, Secnidazol e Tinidazol, com eficácia superior a 90%. O Metronidazol é disponível em suspensão oral de 40mg/mL, deve ser utilizado 15mg/kg/dia, dividido em 2 ou 3 vezes, por 5 dias, com dose máxima de 250mg/dose.

A giardíase é um tipo de infecção que afeta o intestino delgado.

A giárdia canina prejudica o intestino do animal causando diarreia, vômito e falta de apetite. Causada por parasita, a giárdia canina prejudica o trato intestinal, trazendo desconforto ao animal. Geralmente, o primeiro sintoma da doença é a diarreia, que, embora comum, não deve ser banalizada.

O ciclo biológico da giárdia
Então, o trofozoíto emerge do cisto ativo para se reproduzir de forma assexuada por fissão binária no intestino delgado do hospedeiro e se alimentar de detritos e bactérias; em certo momento, transformam-se em pré-cistos e evoluem para cistos mononucleados.

Distensão da barriga, dores abdominais e anemia são conhecidos sintomas de verme no organismo humano. Isso ocorre porque esses parasitas se instalam justamente no nosso trato digestivo para se alimentarem e procriarem – e acabam prejudicando a nossa saúde no processo.

Uma das medidas de controle mais indicada na Giardíase Canina é a limpeza e a descontaminação do ambiente onde vivem os cães, utilizando preferencialmente produtos à base de amônia quaternária. Recomenda-se também o tratamento dos animais infectados.