O que é hemangioma?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 17 votos

Hemangiomas são angiomas, tumores vasculares benignos causados por um crescimento anormal de vasos sanguíneos que geralmente não causam danos, apenas são desagradáveis esteticamente.

Geralmente, os hemangiomas são causados por crescimento anormal de pequenas veias e classificados como tumores vasculares benignos. O hemangioma pode ser capilar, um dos tipos mais comuns, ou hemangioma cavernoso, dependendo do tipo de vaso sanguíneo que cresce de forma anormal e do local onde ele surge.

Caso um hemangioma não seja identificado ou tratado da maneira adequada pode apresentar riscos sérios à saúde da pessoa. No caso dos hemangiomas que estão perto das pálpebras é possível que a pessoa tenha problemas de visão, na boca pode influenciar diretamente na alimentação e também na produção de saliva.

O hemangioma infantil é comum na infância e costuma desaparecer após o primeiro ano de vida sem deixar sequelas. Hemangioma é um tumor benigno comum na infância. Ele é formado pela proliferação excessiva e desordenada de minúsculos vasos sanguíneos que se acumulam na pele, ou em órgãos internos.

Esses angiomas são o tipo de lesão mais comum da infância, afetando 10% a 12% das crianças com até 1 ano de idade. Os hemangiomas da infância surgem pouco depois de a criança nascer e tendem a crescer rapidamente durante o primeiro ano de vida. Depois dos 12 a 18 meses de vida, começam a diminuir.

Raramente o hemangioma é o responsável por dor sentida pelo paciente. Mas, em alguns casos isso pode acontecer. Geralmente, o exame de diagnóstico que acaba relatando a existência de um hemangioma na coluna é a ressonância magnética.

O laser mais utilizado no tratamento de hemangioma é o Laser de Alexandrite 755nm. Doença inflamtória crônica da pele do rosto, causando vermelhidão, ressecamento e às vezes coceira. Mais comum em adultos mulheres com idade superior a 30 anos.

A transformação maligna é rara. Assim sendo, embora sejam na maioria dos casos benignos e assintomáticos, a avaliação com médico especialista é importante para assegurar o diagnóstico correto e afastar as complicações mencionadas acima.

Para determinar se um tumor é benigno ou cancerígeno, o médico colhe uma amostra das células através de um procedimento chamado de biópsia. Logo em seguida, a biópsia é analisada por um patologista em microscópio, visto que esse é um médico especialista em ciências laboratoriais.

Os hemangiomas internos podem, em alguns casos, ser muito perigosos e requerem, numa grande parte dos casos, a sua remoção por via cirúrgica (cirurgia). Ou seja, é efetuada uma operação que visa a remoção do tumor benigno.

Quais são as causas? As causas para o surgimento dos hemangiomas ainda não estão bem estabelecidas, mas alterações durante a gravidez, em geral, levam à proliferação desses vasos que darão origem aos hemangiomas. Eles são mais comuns em meninas e em bebês prematuros.

O propranolol sistêmico tem sido o medicamento de escolha para o tratamento do hemangioma infantil, porém, já foram descritos casos de sucesso terapêutico com o uso de betabloqueador tópico.

Neste caso, o volume do hemangioma leva a uma 'dilatação' da cápsula do fígado, empurrado até mesmo os demais órgãos. Então, podem surgir sintomas como dor abdominal, saciedade, sensação de estufamento após qualquer refeição, febre e vômito.

As localizações mais comuns dos hemangiomas são o crânio e o esqueleto axial. Na coluna, a localização torácica é mais comum nas regiões média e inferior, seguidas da região lombar, ocorrendo mais raramente na região cervical(7).