O que é glicerina?
Glicerol ou propanotriol é um composto orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente, higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. O nome origina-se da palavra grega glykós, que significa "doce". O termo glicerina refere-se ao produto na forma comercial, com pureza acima de 95%.
O que é glicerina e para que serve
A glicerina é uma substância utilizada há muitos anos como matéria-prima para a produção de uma série de produtos em diversos segmentos, principalmente no cosmético e alimentício. É possível encontra-la em batons, sabonetes, hidratantes, xampus, pomadas, tintas, tecidos, tabacos e muito mais.
O que é glicerina do que é feito
A glicerina bi destilada é originária do glicerol, sendo um subproduto da produção de sabão e glicerina, podendo chegar a 99% de pureza. Existe também a glicerina de origem vegetal, altamente solúvel em água. A glicerina vegetal é produzida a partir da soja. Porém, pode conter traços de alergênicos oriundos dela.
Onde a glicerina é usada
A glicerina pode ser obtida através de óleos vegetais, como óleo de coco e de palma, ou da gordura de alguns animais, sendo usada, na forma líquida ou sólida, na fabricação de cosméticos, como cremes, shampoos e sabonetes, e de medicamentos.
Pode usar glicerina no corpo
Pode aplicar a glicerina pura na pele? A Glicerina Vegetal não deve ser aplicada sozinha na pele ou no cabelo, sob o risco de gerar um efeito oposto ao desejado. A maneira mais segura de obter os benefícios da Glicerina Vegetal é usar cosméticos naturais que já fazem uso dessa matéria-prima.
Quem não pode usar glicerina
A glicerina deve ser utilizada com precaução por pacientes com risco de hipervolemia (aumento do fluido do sangue), insuficiência cardíaca ou distúrbio renal. Pessoas desidratadas devem utilizar o medicamento com precaução, uma vez que há o risco de agravar a situação.
É bom usar glicerina
A glicerina possui propriedades emolientes, lubrificantes, umectantes, hidratantes e higroscópicas que contribuem para absorção da água na pele e nos cabelos, promovendo hidratação e maciez. "No entanto, devemos ter cuidado ao usar a glicerina para que ela não tenha efeito oposto ao desejado.
Para que é usado a glicerina líquida
A glicerina tem uma forte propriedade umectante, ou seja, ajuda na hidratação da pele ao atrair água para moléculas e impedir que o líquido evapore. Por causa dessa característica, ela também é conhecida como uma substância hidrofílica.
Qual é a glicerina natural
A glicerina vegetal também conhecida glicerol vegetal ou simplesmente glicerol, é um líquido viscoso transparente, incolor e sem cheiro derivado dos óleos de plantas como coco, palmeira ou soja. Solubilidade: água e álcool.
Qual é o efeito da glicerina
Altamente hidratante, a glicerina é um umectante, o que quer dizer que ela retém a hidratação natural da pele atraindo moléculas de água para a superfície da camada córnea.
Qual a matéria-prima da glicerina
glicerol
O principal componente da glicerina é o glicerol, altamente energético e, por isso, ela já vem sendo usada como alimento animal em vários países.
Pode usar glicerina no cabelo
Além de repor água, a glicerina também é responsável por preservar a hidratação dentro da estrutura capilar. Sua ação visa construir uma película protetora capaz de impedir que a água escape dos cabelos, promovendo muito mais maciez, brilho e leveza às madeixas.