O que é critério Fenotipico?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

O que são os critérios fenotípicos? Critérios fenotípicos podem ser entendidos como o conjunto de características físicas que aproximam um indivíduo de determinada etnia ou grupo racial.

No caso da avaliação de PPI, a comissão utilizará, exclusivamente, o critério fenotípico, isto é: traços físicos que demonstrem a percepção social sobre o candidato preto ou pardo.

Geralmente, quando falamos que o fenótipo é uma característica observável, enfatizamos características como pele, cabelo e olhos. Entretanto, o fenótipo não é apenas a aparência física do organismo.

Fenótipo é aparência e/ou características físicas de um determinado grupo racial. No caso do Brasil, o fenótipo dos afro-brasileiros se observa pelo formato do nariz e da boca; pela cor da pele e pela textura e aparência de cabelo crespo. Podem estar conjugadas todas essas características ou apenas parte delas.

O conceito de fenótipo está relacionado com as características externas, morfológicas, fisiológicas dos indivíduos, ou seja, o fenótipo determina a aparência do indivíduo (em sua maioria, aspectos visíveis), resultante da interação do meio e de seu conjunto de genes (genótipo).

Então, uma maneira eficiente para comprovar que você se encaixa nas cotas raciais, é apresentando uma foto, desde que seja evidente que você é preto ou pardo. Se não for possível demonstrar pela foto, é importante se apresentar pessoalmente à banca do concurso.

Fenótipo nada mais é que o conjunto de características que cada indivíduo tem. Altura, tipo de cabelo, textura de pele, cor dos olhos, tamanho do nariz são exemplos de sinais particulares que facilmente observamos nas pessoas. Tecnicamente, na biologia, esses atributos recebem o nome de fenótipo.

Exemplos de fenótipo são o formato dos olhos, a tonalidade da pele, cor e textura do cabelo, dentre outros. Exemplos de fenótipos. Como dito, o fenótipo depende, também, da interação do meio com o organismo. Um exemplo disso é a alteração na coloração da pelagem das patas de alguns animais.

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos. Descendentes de negros com indígenas.

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na declaração. Ou seja, as pessoas são perguntadas sobre sua cor e podem se declarar como brancas, pretas, pardas, indígenas ou amarelas.

Como se classifica a cor da pele? No Brasil, a classificação da cor da pele é baseada em uma categorização amplamente utilizada que reconhece as seguintes categorias: branca, preta, parda, amarela e indígena. Essas categorias são definidas com base na aparência física e na autoidentificação racial dos indivíduos.

Pardo se refere a quem se declara pardo e possui miscigenação de raças com predomínio de traços negros. Preto é a pessoa que se declara preta e possui características físicas que indicam ascendência predominantemente africana.

Fenótipo = Genótipo + Ambiente
Um bom exemplo são os grupos sanguíneos. Cada tipo de sangue é determinado por um genótipo diferente, entretanto, não conseguimos observar que tipo sanguíneo uma pessoa tem sem o uso de técnicas especiais. ATENÇÃO: Diferentes genótipos podem dar origem ao mesmo fenótipo.

O fenótipo, diferentemente do genótipo, pode ser facilmente observado e é determinado graças à expressão dos genes, ou seja, do genótipo. Entretanto, o fenótipo não é influenciado apenas pelos genes, pois recebe influência também do meio, que pode modificar a forma como um gene manifesta-se.

Esses dois conceitos (raça e etnia) são confundidos inúmeras vezes, mas existem diferenças sutis entre ambos: raça engloba características fenotípicas, como a cor da pele, e etnia também compreende fatores culturais, como a nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e as tradições de um determinado grupo.