O que é cobreiro?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
/ 5 13 votos

Cobreiro é o nome popular da doença de pele herpes zoster. Causado pelo mesmo vírus da catapora, que é a varicela zoster (Herpesvírus humano tipo 3), ele é uma infecção viral que surge nos adultos e idosos principalmente. É uma doença com tratamento e, apenas em casos raros, pode levar a pessoa à morte.

Herpes, ou cobreiro é uma doença causada pelo Vírus Varicela-Zóster (VVZ), o mesmo que causa também a Catapora. Esse vírus permanece em latência durante toda a vida da pessoa.

O cobreiro é uma infecção viral provocada pelo mesmo vírus da Catapora, o Varicela-zoster.

Em grande parte dos casos, o herpes-zóster evolui para a cura espontânea. Analgésicos e medicamentos antivirais são importantes para combater a dor, reduzir a duração das lesões e evitar complicações. Depois que as vesículas secaram, eles não têm mais utilidade, porque os vírus já se recolheram nas raízes nervosas.

Assim como a varicela, a transmissão ocorre pelo contato direto, pessoa-pessoa, através do contato com as secreções produzidas pelas bolhas do indivíduo infectado. O cobreiro pode aparecer em situações de estresse, exposição solar, ou alguma baixa no sistema imunológico.

Com a reativação do vírus varicela-zóster, as bolhas podem eclodir por diferentes partes do corpo, até mesmo no rosto. Nesse caso, pode atingir o nervo trigêmeo e causar possíveis complicações como a cegueira e a surdez no paciente infectado.

Portanto, a pessoa deve lavar as mãos com água e sabão antes e depois de tocar na lesão. Caso note que as bolinhas estão estourando, a região deve ser coberta para impedir que o líquido contendo o vírus vaze — o que facilitaria a contaminação.

Um dos primeiros sintomas a surgir é uma dor intensa, causada pela reativação do vírus nos gânglios, transmitindo a dor para regiões como região torácica, cervical, nervo trigêmio (face) e lombar.

O Aciclovir é indicado para o tratamento de herpes simples (que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas agrupadas na pele); herpes zoster (chamada popularmente de cobreiro) e na prevenção de infecções recorrentes por Herpes simples.

Aciclovir 800 mg, cinco vezes ao dia; Valaciclovir 1000 mg, três vezes ao dia; Fanciclovir 500 mg, três vezes ao dia. A medicação antiviral deve ser iniciada em até 72 horas do início dos sintomas.

O principal e mais conhecido sintoma do cobreiro são as lesões na pele – pequenas vesículas com líquido sobre a pele avermelhada. Essas lesões são bastante características: são erupções unilaterais e seguem o trajeto de um nervo. As regiões do corpo mais afetadas pelas lesões são: face, tronco e membros.

Surge de modo gradual e leva de 2 a 4 dias para se estabelecer. Quando não ocorre infecção secundária, as vesículas se dissecam, formam-se crostas e o quadro evolui para a cura em duas a 4 semanas.