O que é digestiva?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Digestão é a quebra de grandes moléculas de alimentos insolúveis em pequenas moléculas de alimentos solúveis em água para que possam ser absorvidas no plasma sanguíneo aquoso. Em certos organismos, essas substâncias menores são absorvidas através do intestino delgado para a corrente sanguínea.

O sistema digestivo é um dos mais importantes do corpo humano. Também chamado de sistema digestório ou gastro-intestinal (SGI), ele é responsável por todo o processamento e absorção dos nutrientes provenientes dos alimentos ingeridos, permitindo o bom funcionamento do organismo.

O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

O consumo de bebidas alcóolicas, fumo, abuso de drogas, estresse, refluxo, hábitos alimentares incorretos, uso de determinados medicamentos e infecções bacterianas podem acarretar em casos de gastrite. A perda do apetite, irregularidade intestinal, náuseas, azia, queimação, são alguns dos principais sintomas.

Os remédios antirrefluxo são mais uma opção de medicamento para estômago ruim, que vão te ajudar a aliviar esse, que é um sintoma recorrente da má digestão. As principais opções que você encontra aqui incluem: Dexilant, Bromoprida e Motilium.

Intestino delgado
Trata-se da porção mais longa do sistema digestório, apresentando cerca de 6 m de comprimento. Possui três segmentos: o duodeno, o jejuno e o íleo. Nessa porção do sistema digestório, a digestão é finalizada e há absorção de nutrientes. O órgão é responsável pela maior parte do processo de digestão.

Gastrite, refluxo e apendicite são doenças comuns do sistema digestivo. Conheça a região que elas afetam, os sintomas e tratamentos para cada uma. Gastrite, refluxo e apendicite são doenças comuns do sistema digestivo.

Deglutição: condução dos alimentos da faringe para o esôfago; Ingestão: introdução do alimento no estômago; Digestão: desdobramento do alimento em partes menores; Absorção: processo realizado pelos intestinos (delgado e grosso);

Em relação à digestão, os especialistas lembraram ainda do tempo que cada alimento é digerido. Por exemplo, no caso do carboidrato, o período leva de 1 a 2 horas; já a proteína leva de 2 a 4 horas; por fim, as gorduras são as que mais demoram para serem digeridas e levam de 6 a 8 horas.

A endoscopia e a colonoscopia são exames que caminham juntos quando o assunto é o diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo. Através deles, os médicos conseguem uma melhor visualização dos órgãos deste sistema tão grande e complexo.

Possíveis causas e fatores de risco de câncer de estômago
Consumo excessivo de sal; Tabagismo; Ingestão de água com alta concentração de nitrato; Lesões pré-cancerosas, como gastrite atrófica e metaplasia intestinal, e infecções pela bactéria H.

Consuma alimentos ricos em fibras
Elas promovem o bom funcionamento do sistema digestivo, prevenir a constipação e alimentar as bactérias benéficas do intestino. Para isso, inclua alimentos como frutas, legumes, verduras, grãos integrais, feijões, lentilhas e sementes na sua dieta.

No caso da má digestão, a pessoa fica com aquela sensação de ter se alimentado em excesso, além de apresentar muita sonolência após a refeição, assim como os enjoos que podem resultar em vômito.

Chás com com propriedades calmantes e digestivas como boldo, erva-doce, hortelã e macela, são uma boa solução caseira para combater os gases, a má digestão, que causa sensação de barriga inchada, arrotos frequentes e até mesmo dor de cabeça.

Pensando em ajudar você a se sentir mais leve após as refeições, separamos 6 dicas para melhorar a sua digestão.

  1. Mastigue bem, devagar e não fale enquanto se alimenta. ...
  2. Equilibre sua alimentação. ...
  3. Hidrate-se bem. ...
  4. Prepare a sua comida e capriche nos temperos. ...
  5. Respeite seu organismo. ...
  6. Faça exercícios físicos regularmente.