O que é colesterol hdl?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 14 votos

A lipoproteína de alta densidade faz parte da família das lipoproteínas. É chamada de "colesterol bom", porque se acredita que ela seja capaz de retirar ateromas das artérias. O HDL transporta colesterol dos tecidos do corpo humano ao fígado - o chamado transporte reverso do colesterol.

40 mg

Lipoproteínas de alta densidade (HDL) ou colesterol “bom” - ajuda a remover o excesso de colesterol do sangue. Quanto mais elevados os níveis de HDL, menores são os riscos de desenvolver uma doença cardíaca. O ideal é que a taxa de HDL seja superior a 40 mg/dl.

Níveis elevados de HDL costumam estar relacionados a menor risco cardiovascular; contudo, altos níveis de HDL colesterol decorrentes de algumas doenças genéticas podem não proteger de doença cardiovascular, provavelmente em razão das alterações metabólicas e lipídicas concomitantes.

Sua função é muito importante na prevenção do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, especialmente das doenças ateroscleróticas, as placas de gordura que entopem os vasos do coração. Quando o colesterol bom apresenta-se muito baixo, o risco de doenças cardíacas em 10 anos aumenta na mesma proporção.

HDL e LDL são lipoproteínas que garantem o transporte do colesterol no corpo. Enquanto o HDL é conhecido como bom colesterol, o LDL é conhecido por ser um colesterol ruim. É muito comum ouvirmos falar sobre colesterol e todo o mal que ele pode causar a nossa saúde.

Colesterol LDL (Colesterol ruim):
Normal menor que 130 mg/dL para pessoas com baixo risco cardiovascular. Normal menor que 70 mg/dL para pessoas de alto risco para doenças cardiovasculares.

Colesterol total <175 mg/dl. Colesterol LDL < 70mg/dl.

Quando os valores do HDL estão menores que 40 mg/dL, é preciso ficar alerta à possibilidade do aparecimento de doenças perigosas, principalmente as cardiovasculares. Isso porque o acúmulo de gordura nos vasos interrompe a passagem do sangue, o que pode desencadear complicações como: Acidente vascular cerebral (AVC);

Causas secundárias de colesterol HDL elevado incluem todos os itens a seguir: Transtorno por uso de álcool sem cirrose. Uma glândula tireoide hiperativa (hipertireoidismo.

Os níveis abaixo devem ser observados pelo seu médico para iniciar o tratamento: Nível de colesterol total acima de 200 mg/dl; Nível de colesterol ruim (LDL) superior a 120 mg/dl; Nível de colesterol saudável (HDL) inferior a 35 mg/dl.

As gorduras presentes no azeite, azeitona, óleo de canola, nozes, avelã, castanhas, peixes ricos em ômega 3, sementes de girassol, sementes de gergelim e abacate são consideradas gorduras saudáveis e elas ajudam no aumento do colesterol bom.