O que é a persona de Jung?

Perguntado por: irosa2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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Na psicologia analítica de Jung, é "uma espécie de máscara projetada, por um lado, para fazer uma impressão definitiva sobre os outros, e por outro, dissimular a verdadeira natureza do indivíduo", a face social que o indivíduo apresenta ao mundo.

Para Jung (2008, p. 151), “a palavra persona é realmente uma expressão muito apropriada, porquanto designava originalmente a máscara usada pelo ator, assinando o papel que ia desempenhar na peça”.

A Persona é a face representada conscientemente da própria pessoa. Consiste na personalidade artificial que carrega a função de máscara protetora no sistema de relação com o outro. Trata-se de uma adequação necessária e relevante do indivíduo à sociedade.

Jung distinguiu duas formas de atitudes/disposição das pessoas em relação ao objeto: a pessoa que prefere focar a sua atenção no mundo externo de fatos e pessoas (extroversão), e/ou no mundo interno de representações e impressões psíquicas (introversão).

Sombra e persona são o que Jung denominou complexos. Estes são como fragmentos de personalidade, ou subpersonalidades, ilhas de consciência própria dentro do inconsciente, ativados por um fato externo que os estimula, permitindo que estes complexos assumam, normalmente de maneira momentânea, o ego.

De acordo com a teoria junguiana, a finalidade da vida humana poderia ser vista como a própria construção da consciência. Segundo ela, a consciência, portanto, não é simplesmente uma espectadora do mundo, mas participa de sua criação, como se o mundo só pudesse existir ao ser conscientemente refletido.

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Apresenta, também, uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Trata-se de uma personificação do público ao qual a sua empresa se direciona. Com uma série de peculiaridades, as personas apresentam as principais características e comportamentos dos seus compradores, aqueles que enxergam em seus produtos e serviços a solução ideal para um problema ou necessidade que eles têm.

Há diversos tipos de persona: buyer persona, brand persona e user persona. Cada uma delas tem a ver com o objetivo de uma determinada operação ou estratégia do negócio.

Persona é a definição fictícia do seu cliente a partir de dados reais. Ela será construída para direcionar o seus produtos e serviços de uma maneira mais certeira aos seus clientes. Essa técnica de identificação do público é detalhada e visa conhecer a fundo quem de fato se interessa pelo seu negócio.

Hoje vamos descobrir o que nos revela cada um destes tipos de personalidade.

  1. Personalidade tipo A. Sabe aquela pessoa que está sempre com pressa? ...
  2. Personalidade tipo B. Ela é o oposto da personalidade A. ...
  3. Personalidade tipo C. O último tipo é o mais controverso, porque são pessoas mais passivas e submissas.

— Julgadores (J): tomam decisões de forma rápida, sem pensar duas vezes. No caso dos julgadores, o acúmulo de tarefas ou outras pendências é algo que gera grande angústia. Para eles, resolubilidade é execução. — Perceptivos (P): são pessoas que demoram para tomar decisões.

No total, estes testes estão tentando descobrir o quanto seu comportamento varia de alto para baixo nos cinco traços que incluem: Abertura, Conscienciosidade, Extroversão, Agradabilidade e Neuroticismo.

Persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal de um negócio. É baseado em dados e características de clientes reais, como comportamento, dados demográficos, problemas, desafios e objetivos. A persona é uma ferramenta de segmentação de mercado e é a base do Marketing Digital.

Conceito instituído por Carl Gustav Jung, qual o mesmo diz ser a Sombra, o centro do Inconsciente Pessoal (JUNG, 2008). Sendo aquele material que foi reprimido da consciência, pelo medo do não reconhecimento, aceitação, carinho... de pessoas significativas do meio.

A maior parte concorda que a palavra “personalidade” teria se originado do latim persona, que se refere a uma máscara teatral utilizada pelos atores romanos na encenação de dramas gregos. Os antigos atores romanos usavam uma máscara (persona) para desempenhar um papel ou obter uma falsa aparência.