O que diz a lei sobre vizinhos barulhentos?
Em muitas cidades do Brasil, por exemplo, a Lei do Silêncio estabelece que é proibido fazer barulho excessivo em áreas residenciais entre 22h e 6h, e em áreas comerciais entre 22h e 7h. No entanto, é importante verificar a legislação local para obter informações precisas sobre horários e limites de decibéis permitidos.
O que é considerado perturbação do sossego
A Perturbação do Sossego alheio pode ser configurada em qualquer horário do dia ou da noite. A pessoa que sentir-se perturbada, seja com som de veículos, gritarias, algazarras em bares e festas em casas ou condomínios, poderá fazer o registro da ocorrência através do Termo Circunstanciado de Ocorrência - TCO.
Até quando o vizinho pode fazer barulho
A lei estabelece limites diferentes para o período do dia, que vai das 7h até as 22 horas, e o período da noite, onde os limites são menores, indo das 22h até as 7 horas. Nos domingos e feriados, entre as 22h e 8 horas da manhã.
Como funciona a lei da perturbação
Perturbar o sossego alheio (mediante gritaria, algazarra, abuso de instrumentos musicais, sinais acústicos, dentre outras situações) é crime, nos moldes do artigo 42 do Decreto-Lei Nº 3.688/41, passível de prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa.
O que fazer com um vizinho que incomoda
Caso esse seja o seu problema, o melhor a fazer juntar a associação de moradores para realizar uma reclamação formal junto à Prefeitura, contando com a assinatura de todos os vizinhos que estão se sentido lesados pela situação.
Como reclamar do barulho do vizinho
As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156, pelo Portal SP156 ou nas Praças de Atendimento das Subprefeituras.
Como fazer prova de perturbação do sossego
Busque ainda saber de outros vizinhos se o barulho também os incomodou, essa seria mais uma forma de provar a perturbação do sossego. Outra opção é fazer uma gravação de vídeos para registrar os ruídos. Caso você ou o condomínio possua um medidor de decibéis, melhor ainda.
Quando eu posso chamar a polícia para vizinhos barulhentos
"Perturbar o sossego alheio é crime e a pessoa tem o direito de chamar a polícia, mas o melhor caminho é a comunicação para os órgãos de gestão do condomínio", complementa Rodrigo Karpat. O advogado diz que a polícia pode não ir até o local, dependendo do caso, por julgar que a visita não será efetiva.
Como se defender da Lei do Silêncio
Evite ruídos excessivos: Respeite os horários de silêncio estabelecidos pelo condomínio. Mantenha o volume de televisões, aparelhos de som e instrumentos musicais em níveis adequados, especialmente durante a noite e madrugada.
O que caracteriza a perturbação da tranquilidade
Contravenção penal consistente em molestar alguém ou perturbar-lhe a tranquilidade, por acinte ou por motivo reprovável.
Qual o horário de perturbação
Normalmente, vai das 22h às 6h; Código Civil: define que qualquer pessoa tem o direito de pedir a interrupção do barulho, caso ele prejudique o sossego, a segurança e a saúde dos moradores; Lei de Contravenções Penais: determina o que é o crime de perturbação do sossego.
Quem fiscaliza perturbação de sossego
A fiscalização dos casos será feita pela Polícia Militar, bem como pela Guarda Civil Municipal. O texto da matéria prevê, também, a possibilidade de parceria com outros órgãos.
Como lidar com vizinhos insuportáveis
4 maneiras infalíveis para lidar com vizinhos barulhentos
- Tente resolver os problemas apenas com uma boa conversa. ...
- Documente os problemas de ruídos com os vizinhos barulhentos. ...
- Faça um segundo pedido por escrito. ...
- Exija que o síndico execute as regras de Convenção do Condomínio. ...
- Faça valer os seus direitos.