Por que precisamos evitar o desperdício?

Perguntado por: tsantos . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.2 / 5 12 votos

Vivemos em um tempo em que a insegurança alimentar atinge milhões de pessoas. Além disso, estamos perdendo recursos naturais e os problemas ambientais devem ser levados em consideração. Então devemos todos nos responsabilizar contra o desperdício, tanto do ponto de vista coletivo como individual, em casa”.

Menos desperdício significa não só mais disponibilidade de alimentos, mas também a possibilidade de aumento de produtividade e rentabilidade para produtores e consumidores, menor necessidade de expansão dos territórios agrícolas e, consequentemente, menos impacto ao meio ambiente.

Além disso, o desperdício gera mais: aumento da demanda por transporte; desmatamento; consumo de combustíveis fósseis e de energia.

A economia de água não apenas preserva o ambiente, mas também reflete em economia financeira, já que a conta tende a ficar menor. Vale lembrar, ainda, que a água que chega à nossa casa tem um custo de captação, tratamento e distribuição.

A conscientização para redução das perdas e desperdício, levanta discussões e atividades sobre óticas fundamentais do agronegócio e conteúdos importantes relacionados à sustentabilidade, como o uso de agroquímicos na agricultura, a conformidade entre produção e acondicionamento dos recursos naturais e a preservação e ...

Reduzir o consumo
A melhor maneira de evitar o desperdício é de simplesmente reduzir o consumo. De forma consciente podemos retirar muitos objetos do carrinho do supermercado e da cestinha nas lojas.

O desperdício de alimentos é um fator potencializador da insegurança alimentar e da fome no mundo. Segundo a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), mais de 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada a cada ano entre as fases de pós-colheita e a venda no varejo.

1 Ato ou efeito de desperdiçar; esbanjamento. 2 Ato de gastar em excesso; esbanjamento. 3 Falta de aproveitamento; perda: Desperdício de energia, de calor. 4 O que não se aproveita; refugo, resíduo, resto.

Dentro de todo processo produtivo, toda e qualquer atividade que absorva recursos, mas não traga nenhum tipo de lucro, é considerada desperdício.

Saber lidar com o dinheiro pode trazer não somente benefícios financeiros ou materiais, mas melhora a qualidade de vida da família e ajuda a enfrentar dificuldades como a que estamos vivendo com a pandemia.

Como consequência do desperdício de água, temos problemas de abastecimento, racionamento, maiores tarifas e prejuízos diretos para a saúde humana e para todas as formas de vida que dependem desse recurso.

O desperdício de água é um problema ambiental que ocorre de forma recorrente em todo o mundo. Entre as suas causas estão a má gestão dos recursos hídricos e o consumo doméstico exacerbado. O desperdício de água tem como consequências graves problemas ambientais e a escassez hídrica em várias localidades.

O foco está nos oito tipos de desperdício: superprodução, defeitos, estoque excessivo, atividades desnecessárias, transporte excessivo, longas esperas, movimentação desnecessária e capital humano mal aproveitado.

O Brasil está na lista dos dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo, gerando descarte de aproximadamente 30% de tudo que é produzido para o consumo. Isso gera um prejuízo para a economia de quase 940 bilhões de dólares por ano, afetando diversas classes trabalhadoras e o desenvolvimento do país.