O que é água virtual como podemos diminuir a água virtual?

Perguntado por: mnovais . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 2 votos

Água virtual nada mais é do que o cálculo do volume de água incorporado em produtos que são consumidos diariamente. O nome “virtual”, em outras palavras, se dá pelo fato de não poder ser vista, mesmo estando em tudo que usamos e consumimos.

Chama-se água virtual aquela que o mundo gasta para produzir bens de consumo. É um consumo indireto que a maioria das pessoas nem se dá conta que existe.

Entretanto, há um consumo indireto de água nos produtos que pode ser muito maior. Esse consumo indireto refere-se a toda água utilizada na produção, fabricação e transporte de vários itens de nossa rotina como o café, açúcar, chocolate, tecido, carne, etc., denominado água virtual.

CONSELHOS PARA REDUZIR A PEGADA HÍDRICA
Apostar na alimentação sustentável e reduzir o consumo daqueles alimentos que precisem de mais água, como é o caso da carne. Apoiar a agricultura, a pecuária e a pesca sustentável e local. Optar por um consumo responsável e pela economia circular.

O conceito „água virtual‟ surge com o intuito de quantificar a água envolvida nos meios de produção, e partir dessa quantificação, tornar possível o remanejamento do uso e troca de água através da comercialização de produtos especialmente os agrícolas.

O conceito de água virtual também pode ajudar a superar os períodos de escassez de água em algumas regiões, com o armazenamento de água na forma de alimentos, por exemplo. Essa medida seria uma maneira mais eficiente e ecológica de enfrentar a seca do que construir grandes barragens para armazenar água de verdade.

Porém, a água virtual não está apenas no setor primário da economia (agropecuária e extrativismo). Também está presente nos insumos industriais que gastam água em sua produção.

Segundo tais órgãos água virtual tem de ser uma opção de política, ou seja, pode aliviar a pressão sobre países com pouca oferta de recursos hídricos, mas deve vir acompanhada de uma política de conscientização para o uso de produtos que demandem uma quantidade de água menor.

A economia de água não apenas preserva o ambiente, mas também reflete em economia financeira, já que a conta tende a ficar menor. Vale lembrar, ainda, que a água que chega à nossa casa tem um custo de captação, tratamento e distribuição.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), as atividades que mais consomem água são a agricultura e pecuária. Só esse setor é responsável por 70% da água utilizada pelo ser humano, seguido pela indústria, com 22%, e, por último, o uso doméstico, com 8%.

Recicle os resíduos e faça o descarte correto. Apoie a gestão dos recursos hídricos focando no reaproveitamento da água. Prefira produtos certificados com selos verdes. Previna vazamentos em torneiras e vasos sanitários, com inspeções periódicas.

Você já ouviu falar em água invisível ou água virtual? Esse termo significa toda a quantidade de água que foi utilizada durante o processo de produção para um produto ficar pronto. Por exemplo, toda a água que gastamos para irrigar a plantação de soja que exportamos no Brasil.

Crise hídrica é como tem sido chamada a falta de água para abastecimento humano em grandes cidades brasileiras, principalmente na Região Metropolitana de São Paulo, entre 2013 e 2015, e no Distrito Federal, desde o final de 2016 até o presente.

A Água Virtual no Contexto da Exportação
O conceito de "Água Virtual" foi introduzido pela primeira vez pelo professor britânico John Anthony Allan e diz respeito à água embutida no processo da fabricação dos bens de consumo, desde o cultivo da sua matéria prima até a industrialização.

É a chamada "água virtual", cujo Brasil é um dos maiores exportadores globais. Segundo a Unesco, a agropecuária faz com que o país envie indiretamente para o exterior cerca de 112 trilhões de litros de água doce por ano – o equivalente a 45 milhões de piscinas olímpicas.