É necessário laudo do IML para dar entrada no DPVAT?

Perguntado por: isalgueiro . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 19 votos

Segundo a lei que dispõe sobre o seguro obrigatório de acidentes pessoais causados por veículos, o IML deve fornecer laudo à vítima sem condicioná-lo a qualquer outro documento ou solicitação.

O laudo do IML não se caracteriza como documento indispensável à propositura da ação de cobrança de seguro obrigatório DPVAT , porquanto o percentual de invalidez pode ser apurado por perícia técnica, quando da instrução processual.

Laudo do Instituto Médico Legal (IML): a vítima deve se dirigir ao IML da localidade em que ocorreu o acidente, e obter um laudo informando a extensão das lesões físicas ou psíquicas, e o seu estado de invalidez permanente. Pode-se enviar o documento original ou uma cópia autenticada.

Caso a parte queira, poderá solicitar diretamente pelo e-mail imlgoianiasptc@gmail.com a emissão de declarações, certidões ou outros que considere relevantes dentre as atribuições do IML.

Atualmente, a maioria dos laudos é emitida em até 24 horas, em sua maioria.

Nele o médico responsável pela autópsia investiga como e por que a pessoa morreu. O termo 'laudo do IML' é um termo genérico e pode se referir a alguns dos outros laudos feitos no IML, como o de corpo delito ou de exumação de um cadáver.

De acordo com a Caixa, o prazo para análise e pagamento da indenização é de até 30 dias, contados depois do envio da documentação completa. Se a vítima precisar passar por avaliação médica, o prazo é de 30 dias a partir da perícia.

A polícia envia a requisição para o Instituto, que realiza os exames necessários. A legislação do seguro DPVAT determina o valor do seguro de acordo com os tipos de lesões que o acidente causou no indivíduo e suas sequelas, baseando-se em tabela da Superintendência Brasileira de Seguros Pessoais (Susepe).

Para dar entrada no DPVAT sozinho, você vai precisar:

  1. Instalar o aplicativo “DPVAT Caixa” no seu celular;
  2. Escolha a opção “Quero solicitar minha indenização DPVAT”;
  3. Preencher os dados do acidente;
  4. Informar os dados da vítima;
  5. Enviar a documentação requerida;
  6. Finalizar o procedimento de entrada.

13.500,00

O seguro DPVAT cobre três danos: · Morte , o valor da indenização é de 13.500,00. · Invalidez permanente , o valor da indenização é de até 13.500,00. · Reembolso de despesas médicas e hospitalares (DAMS... É de extrema importância que a vítima observe o prazo prescricional para solicitar a indenização do Seguro DPVAT .