O que é um desperdício de água?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4 / 5 11 votos

Água perdida, pelo mau uso. Isto ocorre quando há perda de água nos encanamentos que levam-na para as residências das pessoas, pelo consumo à toa por parte dos consumidores. Na agricultura, quando se exagera no uso da água, ao irrigar.

Exemplos de desperdício de água
lavar calçadas e passeios com água corrente; manter a torneira aberta em diferentes ações; tomar banhos muito demorados; usar água em atividades de lazer.

Rios podem ser degradados através do lançamento de esgoto sem tratamento, resíduos industriais, agrotóxicos e resíduos de lixões. Os reservatórios também sofrem com a crescente poluição, devido ao crescimento desordenado de loteamentos clandestinos e favelas.

Os dados apontam que, em 2015, 36,7% da água potável produzida no país foi perdida durante a distribuição. Já em 2021, o ano mais recente com os dados disponibilizados, o índice atingiu 40,3%.

Exemplos de desperdício de água nas residências
Manter a mangueira ligada enquanto passa pano no carro; Manter a mangueira ligada enquanto varre a calçada ou utilizar a mangueira para tirar os detritos do chão; Não conter vazamentos nas casas e prédios; Tomar banhos demorados.

Veja as principais causas do desperdício apontadas pela pesquisa: Falta de comunicação entre produtores e supermercados: o estudo avaliou atividades de distribuição, armazenagem, exibição, manuseio e descarte de frutas, legumes e verduras em lojas e centros de distribuição.

DICA DO DIA - Conheça algumas maneiras de economizar água e ajudar o meio ambiente

  1. Cronometre o banho. ...
  2. Desligue a torneira ao escovar os dentes. ...
  3. Limite o uso da máquina de lavar. ...
  4. Reaproveite a água da máquina de lavar. ...
  5. Verifique e corrija quaisquer vazamentos. ...
  6. Feche bem as torneiras.

Quested: O desperdício de alimentos gera todos os impactos ambientais da produção de alimentos (uso intensivo e poluição da terra e dos recursos hídricos, exacerbação da perda de biodiversidade, emissões de gases de efeito estufa) sem nenhum dos benefícios de alimentar as pessoas.

Vivemos em um tempo em que a insegurança alimentar atinge milhões de pessoas. Além disso, estamos perdendo recursos naturais e os problemas ambientais devem ser levados em consideração. Então devemos todos nos responsabilizar contra o desperdício, tanto do ponto de vista coletivo como individual, em casa”.

Flávio Augusto Picchi

  1. Produção em excesso. É quando a empresa produz mais do que precisa para atender o cliente. ...
  2. Espera. O ideal do sistema lean é que todos os processos ocorram em fluxo contínuo, entregando rapidamente para o cliente, sem interrupção. ...
  3. Processamento desnecessário. ...
  4. Estoque. ...
  5. Transporte. ...
  6. Movimentação. ...
  7. Correção.

Tanto cuidado é necessário porque as doenças relacionadas com a falta de água e esgoto são muitas. Esquistossomose, malária, hepatite, e cólera são apenas algumas delas. Se existem sintomas como diarréia, dores abdominais, enjôos e cansaço, é bom ficar atento e procurar um médico o mais rápido possível.

O desperdício dentro das escolas pode ocorrer de diversas maneiras. Uma das formas mais inteligentes de diminui-lo é investir na troca de torneiras convencionais por modelos com temporizador, bacias sanitárias com volume de descarga reduzido e secadores de mãos elétricos.

O foco está nos oito tipos de desperdício: superprodução, defeitos, estoque excessivo, atividades desnecessárias, transporte excessivo, longas esperas, movimentação desnecessária e capital humano mal aproveitado.

A quantidade da água tratada perdida nos sistemas de distribuição no Brasil representa um volume equivalente a 7,8 mil piscinas olímpicas desperdiçadas diariamente. O dado é de uma pesquisa feita pelo Instituto Trata Brasil, divulgada nesta quarta-feira (1).

Nos países desenvolvidos e em desenvolvimento o desperdício ocorre em sua maioria na fase final da cadeia produtiva, a do consumo. Nos países mais pobres as perdas principais ocorrem nas etapas primárias e intermédias da cadeia, com perdas menos significativas na fase do consumo.